GESTÃO ESCOLAR: EXEMPLO E ALTERNATIVA PARA O CONTROLE DA EVASÃOESCOLAR
Por: monteiro2016 • 25/11/2016 • Artigo • 4.882 Palavras (20 Páginas) • 426 Visualizações
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS
PRÓ-REITORIA DE ENSINO
DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRAS
GESTÃO ESCOLAR: EXEMPLO E ALTERNATIVA PARA O CONTROLE DA EVASÃOESCOLAR
Raimunda Araújo de Souza[1]
Instituto Federal do Amazonas – IFAM
Email: raimunda.8souz@gmail.com
Profª. MSc. Nilson Souza Dos Santos[2]
UEA/ESO
(nilmaze@ig.com.br)
RESUMO
O presente trabalho tem como objeto discutir a importância da gestão para a diminuição da evasão na escola municipal Domingos Vasques da Silva/Município de Manaquiri-Am. Objetiva, ainda, analisar como a gestão escolar pode contribuir para a identificação dos fatores que levam à evasão, bem como atuar para a sua diminuição elevando os índices de permanência e conclusão dos estudantes do 6º ao 9º ano. Trata-se, portanto, de um estudo de caso de uma escola que oferece a modalidade de Ensino Fundamental desde 2010. Tal instituição apresenta uma trajetória de trabalho na busca pela qualidade nessa modalidade de ensino. No entanto, tem na evasão escolar um dos seus principais desafios. Para conseguir os dados necessários foram realizadas entrevistas direcionadas a gestora, a secretária, os porteiros e o supervisor escolar, além de alguns ex-alunos e os pais de ex-alunos, além do levantamento de dados em arquivos da escola para que fosse traçado os principais índices da evasão naquela escola. A amostra constituiu-se de alunos e professores que fazem parte do quadro daCEMTI. Quanto à evasão escolar ao longo da implantação dos programas tem apresentado resultados negativos, tornando-se desafiador para o professor, manter a permanência do aluno na escola. Dentro deste contexto sócio cultural existem váriosfatores preponderantes que interferem na sua permanência escolar, devido à sobrecarga de trabalho extensivo, professores sem uma qualificação adequada que tem contribuído mais para a exclusão social do que para a formação educacional. Cabe, portanto, uma reflexão sobre o tema de forma a ser tratado não apenas como um problema da educação, mas, como um ponto de debate face à efetiva atuação das políticas públicas. Entender a dinâmica na qual o problema se dá contribuirá para a proposição de ações e definição da responsabilidade da gestão escolar na diminuição da evasão.
Palavras chave: Gestão escolar. Evasão e Permanência escolar.
ABSTRACT?
RESUMEN
1. INTRODUÇÃO
Seja naimplementação de políticas públicas ou na gestão da Educação em uma instituição escolar, agarantia da qualidade é algodesafiador, merecendo, portanto, atenção por parte de gestores e pesquisadores.
Segundo dados do Governo Federal, no Brasil a evasão escolar é um grande desafio para as escolas, pais e para o sistema educacional. Segundo dados do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas). (Barbosa 2007 p.1), de 100 alunos que ingressam na escola na 1ª série, apenas 05 concluem o ensino fundamental, ou seja, apenas 05 terminam a 8ª série hoje 9º ano.
Muitos desses alunos retornarão à escola, mas em uma incômoda condição de defasagem idade/série, o que pode causar conflitos e possivelmente nova evasão.
De acordo com as pesquisas realizadas verificou-se que as maiorias dos alunos abandonam escola antes de encerrar o ano letivo em Manaquiri, diz dados da Secretaria de Educação do Município. Outro dado que preocupa é que estudantes na faixa etária de 4 a 17 anos estão fora da escola.
Durante as pesquisas vimos que a família não deixa de ser uma peça fundamental na educação, mas que os motivos do abandono escolar envolvem questões mais profundas como a desigualdade de renda e a forma na metodologia do ensino que ainda atende a normas do século XIX e não se adaptaram nas novas formas pedagógicas, que devem acompanhar as novas tecnologias de informação para manter os alunos em sala de aula, os alunos estão acostumados com tecnologia e o modos arcaicos como alguns professores ainda procuram apresentar suas aulas faz com que o aluno fuja das salas de aula.
A evasão escolar, não é um problema restrito apenas a algumas unidades escolares, mas é uma questão nacional que vem ocupando relevante papel nas discussões e pesquisas educacionais no cenário brasileiro, assim como as questões do analfabetismo e da não valorização dos profissionais da educação expressa na baixa remuneração e nas precárias condições de trabalho. Devido a isto, educadores brasileiros, cada vez mais, vêm preocupando-se com os jovens que chegam à escola, mas, que nela não permanecem.
O presente estudo tem por objetivo central analisar a qualidade da prestação dos serviços oferecidos aos alunos e o resultado deste no aumento da evasão escolar, abordando a importância da qualidade na prestação de serviços, avaliando a necessidade de implantação de medidas corretivas para baixar o índice de evasão na referida escola. Realizado por meio de entrevistas, e interpretações e análises do colóquio realizado.
Buscaremos compreender o pensamento da escola, da família e do jovem a respeito do abandono e descasos dos alunos com o banco escola. Além dos alunos, seus pais/responsáveis e professores foram entrevistados, o diretor, o coordenador pedagógico e o vigilante da escola.
Dessa forma, no âmbito das políticas públicas, criar-se-ia indicadores de qualidade se torna fundamental para melhorar os serviços educacionais prestados à população. Já na gestão de uma escola, é necessário, também, mensurar os resultados acerca das experiências pedagógicas frente aos problemas enfrentados em cada realidade escolar.
Tendo em vista, então, a construção de um trabalho de qualidade nas instituições escolares, o presente artigo busca refletir sobre a contribuição da gestão escolar para a identificação dos fatores que levam à evasão ou à permanência dos alunos da escola pesquisada, a fim de propor ações que promovam a sua certificação nessa modalidade de ensino e resultem no retorno à escola daqueles que dela evadiram-se.
...