Geografia Da China
Casos: Geografia Da China. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: FalconKick • 14/5/2014 • 927 Palavras (4 Páginas) • 396 Visualizações
Geografia da China
Informações sobre a Geografia da China
Localização Geográfica: região leste da Ásia.
Coordenadas Geográficas: 35 00 N, 105 00 L.
Limites geográficos: Mongólia, Cazaquistão e Rússia (norte), Nepal, Índia e Myanmar (Sul), Oceano Pacífico (leste) e Paquistão, Índia, Tadjiquistão (oeste).
Área: 9.536.499 km²
Fronteiras com os seguintes países: Afeganistão, Butão, Myanmar, Índia, Cazaquistão, Coréia do Norte, Quirguistão, Laos, Mongólia, Nepal, Paquistão, Rússia, Tadjiquistão e Vietnã.
Extensão do litoral: 14.500 km
Clima: de montanha (Oeste e Sudoeste), árido frio (Norte, Noroeste e Centro), de monção (litoral Sul).
Relevo: colinas e cordilheiras baixas no sul; planícies aluviais no leste, planalto da Mongólia no norte; Cordilheira do Himalaia no oeste.
Ponto mais baixo: Turpan Pendi (-154 metros)
Ponto mais alto: Monte Everest (8.850 metros)
Principais recursos naturais: carvão, minério de ferro, petróleo, gás natural, estanho, mercúrio, manganês e tungstênio.
Uso de terra: terra arável (14,86%), culturas permanentes (1,27%) e outros (83,87%).
Principais rios: rio Amarelo, Mekong, Xi-Jiang e Yangtzé.
Deserto: deserto de Gobi, situado na região Norte.
Principais problemas ambientais: poluição do ar nos grandes centros urbanos e regiões industriais; desmatamento e poluição da água.
Fonte: http://www.suapesquisa.com/paises/china/geografia_china.htm
Características principais de sua geografia
A geografia chinesa tem três características principais:
1. Vários tipos de terras: vastas áreas de terras cultiváveis, florestas, pastos, desertos e zonas sujeitas a inundações.
2. Muitas montanhas e planaltos, com poucas planícies e depressões.
3. A distribuição dos tipos diferentes de terras é bem desequilibrada. A maioria das terras cultiváveis se distribui no oeste; os pastos localizam-se principalmente no norte e no oeste; as florestas se localizam nas áreas remotas no nordeste e no sudoeste.
O relevo divide o país em três regiões:
- Ásia Central chinesa, com planaltos elevados e onde predominam as estepes e pradarias;
- China do Norte, com as planícies da Manchúria e do Hoang-Ho, onde se produzem cereais e algodão e se exploram as jazidas de ferro e carvão;
- China do Sul, atravessada pelos rios Chang Jiang (Yang Tze) e Xi Jiang (rio do Oeste), possui um clima de monção e produz arroz, chá, amendoim e algodão. Para os olhos ocidentais, os arrozais e as encostas talhadas em socalcos constituem os traços mais característicos da verdejante paisagem dessa região.
Planalto de Qingzang
O Planalto de Qingzang é a parte mais alta da China, onde se possuem muitas montanhas altas e glaciares. A altitude média do Planalto excede de 4.000 metros acima do nível do mar. O monte principal dos Himalaias, chamado Qomolangma, de 8.848 metros de altura, é o monte mais alto do mundo. No seu território e na sua fronteira, a China possui sete montes que são de altitudes maiores que 7.000 metros acima do nível do mar.
Os rios
Há também muitos rios na China. Alguns rios principais nascem no Planalto de Qingzang e atingem o mar. Por causa da queda acentuada dos rios, a China possui recursos hidrelétricos abundantes.
O Rio Yarlungzangbo passa através do Planalto de Qingzang, pela maior garganta
...