Guerra e paz
Por: glazzarin • 27/4/2015 • Dissertação • 397 Palavras (2 Páginas) • 1.427 Visualizações
GUERRA
Desde que adquiriu as suas primeiras habilidades em manipular objetos, o homem também tem direcionado estas habilidades para a violência e a guerra. Ao longo da história, registramos ciclos brutais de conflitos, alimentados por pretensões econômicas, religiosas e étnicas. A barbárie da guerra cruzou os séculos, os milênios e não recrudesceu.
Pelo contrário, perpetuou-se e atingiu níveis inimagináveis de sofisticação. Neste turbilhão selvagem, as maiores vítimas serão sempre as mesmas: as populações civis e, em especial, as crianças. Quando tudo isto terá um fim? Talvez nunca... E a paz continuará sendo apenas um pequeno intervalo entre as guerras.
Simplesmente não há palavras, não há frases ou textos que descrevam a mais absoluta estupidez humana, há somente termos horríveis: morte, dor, angústia. A guerra traduz o retrocesso mais absurdo ao qual o homem pôde sucumbir, traduz um retardo, em todos os aspectos, para a humanidade evolutiva, uma ofensa ao direito dos cidadãos de exercerem a democracia - sucateada pela desinformação e pelo desrespeito ético.
A guerra é nada mais do que um estado animalesco, e nada mais do que a suma imbecilidade, que destrói e assassina, que degenera e mata. Para a guerra, pensávamos, há lugar na história e somente nela, e nos admira, com imediato repúdio, a ação abominável e egoísta de uma elite tão avançada em tempos de prosperidade.
À guerra, um grito de condenação, e aos homens que fazem a guerra, não a morte, mas a convivência com sua própria ignorância.
PAZ
A paz pode nos parecer cálida, luminosa, forte, ou calma, fresca e dócil podemos encontrá-la em lugares movimentados e barulhentos. No entanto, pode estar ausente do lugar mais calmo e mais silencioso deste mundo. Paz significa diferentes coisas para diferentes pessoas, em diferentes lugares e em diferentes épocas de suas vidas.
Nos últimos tempos, muito se tem falado em paz. Mas, para grande parte da sociedade, parece que a paz é apenas uma teoria, um conceito que na verdade não tem sido aplicado. O que temos visto, são guerras, desigualdades sociais, corrupção, devastação da natureza e descaso dos governantes frente ao sofrimento da maior parte da população. Diante disso, o que vem a ser a paz?
Paz, segundo o verbete do dicionário é: Estado de um país que não está em guerra; tranqüilidade de alma; união, concórdia. Nestes conceitos, estão implícitos respeito, amor, fraternidade, liberdade, o altruísmo, a fé e, sobretudo a consciência de união entre os homens da Terra.
...