História do Pensamento Geográfico
Por: LeonardoJander • 25/4/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 333 Palavras (2 Páginas) • 500 Visualizações
História do Pensamento Geográfico
1. Estabeleça a diferença entre História da Geografia e História do Pensamento Geográfico.
2. Explique como David Livingstone definiu o que ele veio a chamar “tradições geográficas”.
3. Quem foi Vidal de la Blache? Qual a sua importância no desenvolvimento do pensamento geográfico clássico?
1-A História da Geografia aplica-se, mais exclusivamente, aos grandes fatos geográficos, fatos que marcaram o desenvolvimento e o passado de nossa ciência. Ela se refere ao estudo das descobertas e das explorações ou dos geógrafos que tiveram destaque em cada época, como os pesquisadores gregos da Antiguidade, os seus contemporâneos árabes, ou os pesquisadores da renascença etc. A História Do Pensamento Geográfico, ao contrário, volta-se para o pensamento e a mentalidade que conduziram esses fatos.
2-Para ele, a geografia tem, desde sempre, significado coisas diferentes para pessoas diferentes. Assim, temos de procurar desvendar o que se tem entendido por geografia ao longo do tempo. Para isso, poderíamos traçar um perfil das “tradições geográficas”, sabendo que sua existência se opõe à construção de uma história linear da geografia: de acordo com essa vertente, não existiria uma só “história da geografia”, mas histórias de diversas tradições geográficas que se sobreporiam, misturar-se-iam e alternar-se-iam em momentos diferentes, em sociedades diferentes ou em ambientes diferentes, formando aquilo que nós, enfim, conhecemos por geografia. É preciso, no entanto, lembrar que essas tradições geográficas estão ligadas à história do pensamento geográfico, e não a uma história cronológica e factual que, como vimos, caracteriza normalmente a história da geografia. As tradições geográficas remetem às ideias e ao imaginário, que vão, enfim, determinar a prática da geografia a cada período da história, determinado aquilo que conhecemos como história da Geografia.
3- Vidal de La Blache foi um geógrafo considerado fundador da moderna geografia francesa. Francês, viveu entre 1845 e 1918. Obteve importante papel na investigação das condições de distribuição de fenômenos na superfície terrestre sob os aspectos físicos-naturais e econômicos em um enfoque regional. Referência da corrente possibilista. A partir dele, consolidou-se o dualismo entre geografia da Natureza x geografia da sociedade.
...