História do Pensamento Geográfico
Por: Cbandeira • 4/5/2018 • Trabalho acadêmico • 398 Palavras (2 Páginas) • 393 Visualizações
AD1 – 2018
Curso: Licenciatura em Geografia
Disciplina: História do Pensamento Geográfico
1. Estabeleça a diferença entre História da Geografia e História do Pensamento Geográfico.
R: Enquanto a História da Geografia se preocupa em estudar os fatos geográficos que ocorreram na Terra através dos tempos, a Históra do Pensamento Geográfico se ateve em estudar as principais correntes geográficas (Geografia Clássica, Neopositivista, Radical, Cultural e Pós-moderna), ou seja, entender as multiplas interpretações e obras de geógrafos no que se refere aos objetos de estudo da Geografia.
2. Explique como David Livingstone definiu o que ele veio a chamar “tradições geográficas”.
R: Ele definiu “tradições geográfica” como sendo um conjunto de histórias que se misturaram em diversos tempos e sociedades, formando o que conhecemos hoje como sendo geografia
3. Quem foi Vidal de la Blache? Qual a sua importância no desenvolvimento do pensamento geográfico clássico?
R: Geografo francês, ícone da história do pensamento geográfico, afirmava que “o homem também transforma o meio onde vive e não é modificado pelo meio em que vive”, afirmava também que geografia não deveria estudar o homem, mas sim o meio em que ele vive.
Pois foi fundador da corrente de pensamento denominada por Possibilismo, trazendo para a geografia a importância do tempo e da história.
4. Como você explicaria o que foi o período pré-científico da Geografia? Qual era a produção geográfica que se fazia nesse período?
R: Foi o período no qual as primeiras civilizações pensavam em geografia de acordo com suas aptidões e necessidades, seja em um desenho em uma parede em uma caverna para indicar um acontecimento ou lugar, seja para indicar formações geológicas de um determinado arquipélago, seja para descrever detalhes topográfico e formação hidrográfica precisa de uma determinada região, seja para descrever um determinado fato histórico ou descrever a natureza de um lugar, chegando a evoluídos povos que realizavam até senso demográfico e tinha noções de movimento de rotação e translação da terra, passando pelos Egípcios, Mesopotâmicos, Chines, Gregos, Romanos.
Representação da superfície da Terra através dos mapas e descrição do que há nos lugares e uma ordenação
5. Que influência os pesquisadores ou pensadores do período do Renascimento exerceram no desenvolvimento científico da Geografia?
R: Popularizaram a Geografia como ciência através de suas diversas reedições, realizaram diversas contribuições teóricas, promoveram a elaboração do primeiro atlas com descrições perfeitas para a época, bem como desenvolvimento de teorias e tradições geográficas importantíssimas até os dias atuais.
l
...