INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA: MINERAIS
Projeto de pesquisa: INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA: MINERAIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: georgelp • 8/1/2015 • Projeto de pesquisa • 1.318 Palavras (6 Páginas) • 585 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CAMPUS PARNAÍBA
CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - DISCIPLINA DE GEOLOGIA Prof. Dr. Johnson Fernandes Nogueira
ALUNO: GEORGE LUIZ PEREIRA DOS SANTOS
ESTUDO DIRIGIDO: MINERAIS
1. Os termos a seguir são termos-chaves para compreensão dos conteúdos referentes ao estudo dos minerais. Elabore um pequeno texto (verbete) para cada um deles.
átomo; elétron; núcleo; número atômico; elemento; próton; massa atômica; silicato feromagnessiano; silicato não ferromagnessiano; reserva; dureza recurso; mineral carbonático;íon; rocha; clivagem; ligação iônica ; mineral formador de rocha; composto; brilho; sílica; ligação covalente; mineral; tetraedro de sílica; cristal; elemento nativo; silicato; nêutron;gravidade específica; densidade; sólido cristalino.
O átomo constitui a menor partícula de um elemento. Núcleo; no centro de cada átomo há um núcleo denso, no qual está contida virtualmente toda a massa do átomo composta de dois tipos de partículas. Próton; possui carga elétrica positiva. Eletro; partículas em movimentos. Número Atômico; é o número de prontos de um átomo. Elemento; conjunto de átomos com numero iguais de prótons. Massa Atômica;é a soma das massas de seus prótons e nêutrons. Mineral carbonática; é um tipo de rocha sedimentar cuja composição primária são os carbonatos. Ion; é uma espécie química eletricamente carregada, que resulta de um átomo ou molécula que perdeu ou ganhou elétrons. Rocha;é um agregado sólido que ocorre naturalmente e é constituído por um ou mais minerais ou mineraloides. Clivagem; (mineralogia) forma pela qual muitos minerais se fragmentam ao longo de planos paralelos bem definidos.Ligação iônica; é resultado da alteração entre íons de cargas elétricas contrárias (ânions e cátions). Ligação covalente; geralmente é feita entre os não-metais e não metais, hidrogênio e não-metais e hidrogênio com hidrogênio. Sílica; é o principal componente da areia e a principal matéria prima para o vidro. Mineral Tetraedro de sílica; Opala, quartzo e tridimita. Solido cristalino; A estrutura cristalina de um sólido é a designação dada ao conjunto de propriedades que resultam da forma como estão espacialmente ordenados os átomos ou moléculas que o constituem. Mineral; é um corpo natural sólido e cristalino formado em resultado da interacção de processos físico-químicos em ambientes geológicos. Composto; é uma substância química constituída por moléculas ou cristais de 2 ou mais átomos ou íons de elementos diferentes se ligam entre si. Elemento nativo; Elementos químicos que podem ocorrer naturalmente não combinado com outros elementos. Gravidade específica; é a razão entre a densidade (massa de uma unidade de volume) de uma substância e a densidade de um dado material de referência. Densidade; define-se como o quociente entre a massa e o volume do corpo. Nêutron; é um bárion eletricamente neutro. Cristal; é um sólido no qual os constituintes, sejam eles átomos, moléculas ou íons, estão organizados num padrão tridimensional bem definido, que se repete no espaço, formando uma estrutura com uma geometria específica. silicato é um composto consistindo de silício e oxigênio (SixOy), um ou mais metais e possivelmente hidrogênio.Minerais formadores d e rochas; os silicatos . Brilho ; é um termo que descreve o modo como a luz é reflectida pela superfície de um mineral.
2. Por que os geólogos definem o gelo como um mineral mas não a água líquida ou vapor d’água?
O gelo é considerado um mineral porque é de ocorrência natural, inorgânico, sólido cristalino, com propriedades físicas características e composição química específica. A água líquida e o vapor d’água satisfazem a maioria dos critérios para serem considerados minerais, exceto por não serem sólidos cristalinos
3. O âmbar e as pérolas são minerais? Por que?
Entre as gemas há grupo que se diferencia da maioria por serem de origem orgânica. São, Portanto, gemas, mas não minerais, ou pedras preciosas.Como é o caso do âmbar e das perolas.
4. O que são número atômico e massa atômica de um átomo?
Número Atômico; é o número de prontos de um átomo. Elemento; conjunto de átomos com numero iguais de prótons. Massa Atômica;é a soma das massas de seus prótons e nêutrons.
5. Quais tipos de ligações químicas são comuns em minerais e como elas se formam?
Existem dois principais tipos de ligações nos minerais que formam as rochas: Ligação iônica; é resultado da alteração entre íons de cargas elétricas contrárias (ânions e cátions). Ligação covalente; geralmente é feita entre os não-metais e não metais, hidrogênio e não-metais e hidrogênio com hidrogênio.Entretanto a forma mais simples é a ligação iônica que se forma pela atração de íons de cargas elétricas diferentes.
6. Por que nem todos os minerais apresentam cristais bem desenvolvidos, mas todos são sólidos cristalinos?
Mineral é um corpo natural sólido e cristalino formado em resultado da interação de processos físico-químicos em ambientes geológicos. Cada mineral é classificado e denominado não apenas com base na sua composição química, mas também na estrutura cristalina dos materiais que o compõem. Em resultado dessa distinção, materiais com a mesma composição química podem constituir minerais totalmente distintos em resultado de meras diferenças estruturais na forma como os seus átomos ou moléculas
...