Imigrantes No Rio Grande Do Sul
Artigos Científicos: Imigrantes No Rio Grande Do Sul. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vinicasao • 28/3/2015 • 1.064 Palavras (5 Páginas) • 428 Visualizações
Geografia do Rio Grande do Sul - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas -FFCH
Vinícius Casagrande
Imigrantes Açorianos
Ano inicial de chegada:
Ao sul do Brasil entre 1748 e 1756. Chegam ao Rio Grande em 1750.
País e região de origem:
Portugal, mais precisamente das Ilhas dos Açores, conjunto de ilhas situada no Oceano Atlântico norte, cerca de 1.800km de distância de Portugal.
Situação no país de origem:
Dom João V utiliza-se do excesso populacional das ilhas do arquipélago para enviar ‘povoadores’ graças a chamados dos portugueses já residentes na América. Principal causa também, era manter o solo ocupado sigilosamente durante a disputa entre Espanha x Portugal. Tinham como requisito idades até 40 anos para homens e 30 para mulheres, e a Coroa ajudaria com armas, ajuda de custo em dinheiro, ferramentas e animais para
agricultura, sementes e animais para pecuária.
Objetivo no RS:
Em 1752, cerca de 278 casais, com 798 pessoas chegaram no Estado. A promessa da Coroa era o transporte para a região das Missões, no noroeste do estado. POrém, nunca aconteceu tal translado. O objetivo era reocupar uma terra até então dominanda por índios que foram levados pelos espanhóis
Promessas realizadas e cumpridas:
Prometeram à ida até as Missões, porém, foram abandonados pela Coroa tendo que se fixar nas margens do Rio Guaíba, em Viamão e na recém criada Porto dos Casais.
Região onde se estabeleceram:
No entorno da Lagoa dos Patos e Lago Guaíba. Tem imensa contribuição na fundação de cidades como Viamão e Porto dos Casais, Rio Pardo, Triunfo, Taquari, Mostardas, Cachoeira e outras, nas margens dos grandes rios e lagos do estado.
Por que da escolha:
Como não foram levados para onde deveriam, os Açorianos, exímios navegadores tiveram que atracar seus barcos nas beiras dos mananciais de água.
Atividades Exercidas - Produtos produzidos:
Tornaram-se centros de produção os locais que tiveram a concentração açoriana. Friza-se a tecelagem e atividades agrícolas, em Mostardas; em Rio Grande e Rio Pardo a vitivinicultura; em Osório a cultura canavieira; Gravataí, Porto Alegre e Rio Pardo tinha lavouras incipientes de trigo e até a construção de moinhos, onde era feita a farinha.
Situação das Áreas colonizadas atualmente:
Porto Alegre virou a capital do Estado, o Teatro São Pedro e a Ponte de Pedra no Largo dos Açorianos ainda são obras intactas. Como as ilhas eram isoladas da europa, mantinham comportamentos e trejeitos da idade média. Algumas características do falar do gaúcho possuem essa marca de expressão medieval.
Imigrantes Alemães
Ano inicial de chegada:
1824, em São Leopoldo.
País e região de origem:
Alemanha. No entanto, no tempo dá imigração, existiam povos prussianos, bávaros, renanos, westfalianos, pomerânios, austríacos, boêmios e a única coisa em comum era a língua Alemã.
Situação no país de origem:
Acontecimentos na Europa no século XIX favorecem a emigração para um novo mundo. AS guerras napoleônicas, socialistas e as guerras de unificação da Alemanha causaram mortes, devastações nas plantações e fome. Máquinas tiraram o trabalho de dezenas de operários, vacinas e higiene tornaram a expectativa de vida maior e assim, a superpopulação em espaço reduzido de território fez com que cerca de 10 milhões de pessoas emigraram para o Novo mundo.
Objetivo no RS:
No Brasil, o intuito era reforçar o exercito logo após a independência do país. No RS, chegaram também 1,8 mil soldados alemães para combater o ditador Argentino Rosas.
Promessas realizadas e cumpridas:
A promessa era a viagem paga pelo governo imperial, 50ha de terras, subsídios de 160 réis diários no primeiro ano e 50% no segundo, Isenção do serviço militar, isenção de importos por 10 anos, animais, sementes e instrumentos agrícolas procedentes da ex-feitoria de Linho Cânhamo. Porém, só uma promessa cumprida: a dos hectares de terra.
Região onde se estabeleceram:
São Leopoldo foi a primeira cidade fundada pelos imigrantes. Encosta da Serra.
Por que da escolha:
Chegando pela Lagoa dos Patos, em porto Alegre já haviam os açorianos. O destino foi subir um pouco mais os rios da região. Subindo pelo Rio dos Sinos, chegaram em São Leopoldo e ali firmaram a cidade. Continha 39 pessoas na primeira leva
...