Impactos Ambientais
Ensaios: Impactos Ambientais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: FE19 • 17/9/2013 • 2.565 Palavras (11 Páginas) • 1.602 Visualizações
Os climas e a distribuição das formações vegetais
As paisagens vegetais se desenvolvem de acordo com o tipo de clima, do relevo e do solo em que elas situam. A influência do clima, é sem devida, a mais relevante, havendo uma associação entre a paisagem vegetal e a sua região climática característica.
Os vegetais não vivem isolados, mas em comunidades, denominadas formações vegetais, que podem ser agrupadas de acordo com o porte ( tamanho da vegetação ) predominante na paisagem: arbóreas ou florestais, arbustivas, herbáceas ou campestres e complexas – neste último caso, quando reúnem formações de porte variado, geralmente situadas em áreas alagadas, desertos e junto aos litorais.
Clima e floresta equatoriais
Floresta equatorial
Essa região climática situada próxima ao Equador apresenta elevadas temperaturas e grande umidade durante todo o ano. Caracteriza-se pela baixa amplitude térmica e pelas chuvas de convecção, uma vez que elevada as temperaturas das regiões de clima equatorial provocam um processo continuo de evapotranspiração, ascenção do ar úmido, resfriamento nas altitudes mais elevadas, condensação e precipitação.
Essas características climáticas, entre outros fatores, favorecem o desenvolvimento de uma vegetação florestal bastante densa, cujas árvores chegam a atingir mais de 60 metros de altura. Também são abundantes as formações de porte intermediário no interior dessa floresta. As matas equatoriais abrigam a maior biodiversidade do mundo. Três florestas bastante representativas dessa formação vegetal são a AMAZÔNIA, na América do sul; a do CONGO, no continente africano; e a da INDONÉSIA e MALÁSIA, no sudeste asiático.
Características de uma floresta equatorial:
→ Hidrófila (úmida)
→ Estratificada (apresentam vegetais de porte variado no interior das árvores de grandes portes);
→ Heterogênea (há grande variedade de espécies);
→ Latifoliada (folhas largas e grandes); abriga animais de pequeno porte e uma infinidade insetos.
un
Clima tropical – Savanas e florestas Tropicais:
Cerrado/savana (Brasil)
Cerrado/savana (África)
Nas regiões de clima tropical predominam as elevadas temperaturas e a alternância entre estações secas (inverno) e úmidas (verão). A cobertura vegetal caracteriza-se por duas formações principais: as savanas e as florestas tropicais. No entanto, nas áreas alagadas, aparecem pântanos e, junto ao litoral, mangues.
Savanas: São formações arbustivas que apresentam raízes profundas, folhas grossas e troncos retorcidos. As raízes profundas permitem a retirada de água do lençol freático durante a seca prolongada do inverno.
Savana é o nome que essa cobertura vegetal recebe no continente africano. No Brasil, as savanas correspondem ao cerrado e, na Venezuela, aos ilhamos.
Florestas tropicais: Geralmente são encontradas próximas ao litoral; possuem características próprias das florestas de clima equatorial: são bastante densas, úmidas, heterogêneas, latifoliadas e estratificadas.
A floresta tropical original do Brasil, denominada mata atlântica hoje bastante reduzida pela ação humana, recobria extensos trechos próximos ao litoral da região Sul, do sudeste e do nordeste. Esse tipo de cobertura vegetal também é encontrado na África e no Sul e Sudeste asiático.
Clima temperado – Florestas temperadas, Estepes ou Pradarias
Estepe/ pradaria
O clima temperado abrange amplos territórios do hemisfério norte, Europa é uma faixa alongada central da Ásia, que se estende até a parte da China e do Japão. No hemisfério sul, sua ocorrência é bastante restrita. Caracteriza- se pelas quatro estações bem demarcadas, que são visíveis na paisagem vegetal. O clima temperado dividi-se em dois tipos: temperado continental (em que há maior amplitude térmica e invernos rigorosos, com precipitação de neve) e temperado oceânico (em que a amplitude térmica apresenta-se menor).
Florestas temperadas: encontram-se bastante devastadas devido á intensa ocupação do solo; ela é constituída por árvores de porte médio, espaçadas umas das outras, que trocam suas folhas a cada outono e inverno. Dentre as poucas espécies que constituem as florestas temperadas, destacam-se faia, o carvalho e a nogueira.
O pouco que resta desta floresta é encontrado na Europa ocidental e oriental, na parte meridional da América do sul, na Nova Zelândia e no Japão.
Em regiões temperadas oceânicas (costa ocidental da América do Norte, sul do Chile, Austrália e Nova Zelândia), de maior umidade são encontrados o pinheiro vermelho e as sequóias; no sudeste da Austrália, destacam-se os eucaliptos gigantes - essas árvores são seculares e podem atingir 150 metros de altura.
Estepes ou Pradarias: as formações herbáceas também são típicas desta região climática e recebem o nome de estepes ou pradarias. A estepe (pradaria) constitui uma excelente pastagem natural, muito utilizada para a criação de gado. Como exemplos dessa formação, podem ser citados a cobertura vegetal predominante nos pampas argentinos; as pradarias no centro-oeste do Canadá e dos Estados Unidos; a puzta, na planície da Hungria; e o scrub, na Austrália.
No Brasil, esse tipo de vegetação é denominado campos e é encontrado, de forma contínua, sobretudo no sul do Rio Grande do Sul.
Clima
...