Intemperismo Quimico
Pesquisas Acadêmicas: Intemperismo Quimico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Brendafalanque • 26/3/2014 • 245 Palavras (1 Páginas) • 647 Visualizações
Intemperismo químico
A maioria das rochas que hoje afloram formou-se em ambiente muito diferente daquele que há na superfície terrestre atual, onde pressão e temperatura são baixas e onde a água e o oxigênio são muito abundantes. Como consequência, os minerais que formam essas rochas estão hoje em desequilíbrio químico e tendem a se transformar em outros, mais estáveis.
O principal agente do intemperismo química é a água, que, absorvendo o CO2 da atmosfera, adquire características ácidas. Em contato com a matéria orgânica do solo, essa água fica mais ácida ainda, o que vai facilitar seu trabalho de dissolução de carbonatos e outras substâncias.
O intemperismo químico atua através de reações de hidratação, dissolução, hidrólise, acidólise e oxidação.
Intemperismo de Oxidação
Trata-se da mudança do estado de oxidação de um elemento através da reação com o Oxigênio. Esse tipo de reação destrói a estrutura cristalina do mineral.
Intemperismo de Hidratação
Nesse processo através da incorporação da água a estrutura é formado um novo mineral.
Intemperismo de Dissolução
Trata-se da solubilização completa de minerais por ácidos.
Intemperismo de Hidrólise
Pelo fato de as rochas serem constituídas em grande parte por Silicatos quando entram em contato com a água sofrem o processo de hidrólise e disso resulta uma solução alcalina.
Intemperismo de Acidólise
Esse procedimento é a reação de decomposição dos minerais em ambientes frios, nesses casos a decomposição da matéria orgânica é incompleta e por isso mesmo forma ácidos orgânicos que diminuem de forma significativa o pH das águas e acabam complexando e solubilizando o Fe e o Al.
...