TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materia Online

Casos: Materia Online. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  640 Palavras (3 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 3

CONSUMISMO

Consumismo é o ato de comprar produtos ou serviços sem necessidade e consciência. É compulsivo, descontrolado e que se deixa influenciar pelo marketing das empresas que comercializam tais produtos e serviços. É também uma característica do capitalismo e da sociedade moderna rotulada como “a sociedade de consumo”.

Diferente do consumidor, que compra produtos e serviços necessarios para sua vida enquanto o consumista compra muito além daquilo de que precisa.

O consumismo tem origens emocionais, sociais, financeiras e psicológicas onde juntas levam as pessoas a gastarem o que podem e o que não podem com a necessidade de suprir à indiferença social, a falta de recursos financeiros, a baixa auto-estima, a perturbação emocional e outros.

Consequencia ruis:

1- processos de alienação

2- exploração no trabalho

3- a multiplicação de supérfluos (contribuem para o processo de degradação das relações sociais e entre sociedades)

4- oneomania (distúrbio caracterizado pela compulsão de gastar dinheiro que é mais comum nas mulheres tomando uma proporção de quatro por um).

5- degradação ao meio ambiante (o meio ambiente também sofre com este “mal do século”, pois o aumento desenfreado do consumo incentiva o desperdício e a grande quantidade de lixo.

* Consumo Conspícuo

Tem origem na virada do século XX nos escritos de Veblen. O termo descreve uma forma irracional e confusa de comportamento econômico. Segundo Veblen, esse consumo desnecessário é uma forma de exibição do status, muitas vezes às custas da privações. A expressão "Consumo Conspícuo", que descrevia o consumismo observado nos Estados Unidos no pós-guerra, generalizou-se na década de 1960, mas logo foi ligada ao debate sobre a cultura de massa e ao.culture jamming.

fim

Equipe Brasilcom

http://sociedade-do-consumo.blogspot.com.br/2008/06/definio-de-consumismo.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Consumismo

http://www.brasilescola.com/psicologia/consumismo.htm

Consumismo refere-se a um modo de vida orientado por uma crescente propensão ao consumo de bens ou serviços, em geral supérfluos, em razão do seu significado simbólico (prazer, sucesso, felicidade), frequentemente atribuído pelos meios de comunicação de massa. O termo é muitas vezes associado à crítica do sociólogo e economista Thorstein Veblen, à cultura de massa e à indústria cultural.

O conceito mais antigo de "consumo conspícuo" tem origem na virada do século XX nos escritos de Veblen. O termo descreve uma forma aparentemente irracional e confusa de comportamento econômico. Segundo Veblen, esse consumo desnecessário é uma forma de exibição do status, muitas vezes às custas da privações. A expressão "consumo conspícuo", que descrevia o consumismo observado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com