TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mini dicionrio

Por:   •  4/10/2015  •  Resenha  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 3

Atividades Resenha 2: 5 pontos

SOUZA, Marcelo Lopes de. Capitulo 3: Da cidade individual à rede urbana. Rio de Janeiro, 2003. Pág. 49 a 61.

        

        O capítulo estudado, não tem subdivisões e mostra que toda a exposição até momento girou em torno de cada cidade, individualmente, sempre considerando a sua própria economia, influência e a gênese das primeiras cidades. Um fator muito importante é que um cidade não existe totalmente isolada, seja onde ela esteja no planeta, sem existe uma outra cidade perto.

        Já o caso da rede urbana, muitas pessoas falam como se fosse um fenômeno, de certa forma nacional, porque todas as classificações da rede urbana são nacionais, ou seja, as cidades de um país está de uma certa maneira ligada com a cidade de outro país. Além do mais, a rede urbana pode ser examinada em diversas escalas.

        Nos centros de difusões, as cidades se apresentam, ao longo da rede urbana, servindo de um suporte para a disseminação de bens e também de ideias, que vai das cidades grandes, chegando as pequenas cidades e indo até mesmo ao campo.

        Contudo, as cidades de uma rede urbana são agrupadas em categorias específicas, conforme a sua centralidade, ou seja, de onde a cidade sai até onde ela chega em certo local, onde acaba se tornando uma hierarquia, em que essa hierarquia vai do centro de zona, chegando até a metrópole nacional.

        Logo após ocorrer essa devida hierarquia, houve alguns estudos que foi a teoria das localidades centrais, onde através dessa teoria foram levantados, amostras, fluxos de deslocamento para a aquisição de bens e também serviços, onde assim acabam revelando as centralidades e todas as áreas de influência que variam dos diversos centros urbanos.

        Contudo a hierarquia da cidade será cada vez maior, quando a rede urbana conseguir a capacidade tanto de ofertar os bens, quanto os serviços nacionais ou internacionais dos países. E quanto mais o país conseguir ofertar esses serviços, mais será possível capturar uma maior influência da área, onde está inserido o país. Em muitos casos a cidade capital tem uma influência muito específica, ou seja, que é a influência política.

        Contudo, nessa obra, o autor chegou a conclusão que para que uma pessoa consiga os bens e os serviços que não é possível, serem encontrados na cidade, as pessoas devem primeiramente ir ao centro da hierarquia e apresentar uma dinâmica econômica para o consumo.

        Além do mais, essa obra tem uma contribuição muito importante para todos os que se interessarem em ler a mesma, pois a partir dela é possível o quão diferente é a sociedade existente em nosso país, devido a grande diferença econômica existente até hoje em dia, ou seja, onde uns tem condições e outros já não tem as mesmas condições de procurar a sua hierarquia e pelo que podemos perceber através da leitura todas as ideias expostas no mesmo são originais.

        Por que o autor procurou sempre utilizar autores que buscou um estudo minucioso a respeito do assunto estudado, onde através de tudo isso, concordo com as ideias expostas pelo autor na questão da hierarquia, da cidade individual, da rede urbana e também no fato da teoria, onde todos devem estar sempre buscando a sua hierarquia no ponto mais alto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (57.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com