Modelo de Ficha de Leitura
Por: PunKRS • 28/5/2018 • Resenha • 442 Palavras (2 Páginas) • 257 Visualizações
DISICPLINA: JUVENTUDE RURAL
PROFESSORA:
[pic 1]
Um olhar de gênero e de geração nos universos rurais em contextos rurais.
ALUNO:
PELOTAS, MAIO DE 2018.
INTRODUÇÃO
O presente resumo apresenta uma compilação de artigos sobre estudos feministas e socioculturais a respeito das atualidades de gênero e gerações no meio rural.
RESUMO
No âmbito rural ainda é inexistente o preparo formal administrativo e encorajamento para a posse das mulheres no terreno. Um dos causadores para esse atraso é a cultura que indica que a mulher deve servir como ajudante enquanto os homens assumem o protagonismo. E de acordo com; Iriardes Caldas Torres e Luana Mesquita Rodrigues no texto “O trabalho das mulheres no sistema produtivo da várzea amazônica”, ressaltam mais uma vez que a falta de valorização para o trabalho das mulheres no meio rural é uma realidade apesar de essencial para a família.
Em “Homens que migram, mulheres que ficam: o cotidiano das esposas, mães e namoradas dos migrantes sazonais do município de Tavares” e “Vidas em trânsito, mulheres dos cocais maranhenses nas periferias das cidades canavieiras paulistas” é demonstrado que o contraste sobre as imigrações que ocorrem do meio rural para o nordeste, mesmo com os homens longe de casa, as mulheres ainda não são pertencentes de suas autonomias no campo, e quando elas migram, acabam trabalhando como domesticas na cidade.
Segundo as autoras, Arlene Renk, Rosana Maria Badalotti e Silvana Winckler focam nas mudanças socioculturais ocorridas nas relações de gênero em seu artigo “Mudanças socioculturais nas relações de gênero e intergeracionais: o caso do campesinato no Oeste Catarinense”, no texto elas enclareassem de uma forma geral que os homens não são respeitosos a privacidade das filhas, controlando a sua importância moral para futuros matrimônios estratégicos e arcaicos para ganhos futuros. O artigo também ressalta sobre a pluriatividade que altera a familiaridade de posse sobre as propriedades.
Para Rosineide Meira Cordeiro e Marion Teodósio Quadros e Celecina de Maria Veras Sales focam suas atenções para as dificuldades enfrentadas pelas mulheres jovens, desde a gravidez precoce a atuações sociais num assentamento rural do sertão cearense.
Já Hulda Stadtler e Marcílio José Silva concentram em demonstrar as ações no campo com a sua ONG, criando debates e discussões, as moças procuram fazer reflexões sobre experiencias de vida no âmbito rural para ajudar jovens e diminuir os obstáculos.
CONCLUSÃO
As compilações acima apresentam diversas pesquisas e experiencias que demostram as dificuldades que jovens enfrentam na ruralidade, o intuito dos artigos é provocar reflexões que proporcionem um lugar mais livre e respeitoso para todos e todas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:
SCOTT, Parry; CORDEIRO, Rosineide; MENEZES, Marilda (Org.).
Florianópolis: Mulheres, 2010.
...