Modelo de capa de relatorio
Por: Sandro Junior • 24/1/2016 • Dissertação • 370 Palavras (2 Páginas) • 1.355 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA – DGEO
CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM GEOLOGIA
ORIENTADOR: J. M. UCHA
RELATÓRIO TÉCNICO DE SAÍDA DE CAMPO :
FERBASA
SALVADOR
OUTUBRO-2015
SANDRO JUNIOR
VINICIUS FRANÇA
RELATÓRIO TÉCNICO DE SAÍDA DE CAMPO :
FERBASA
Relatório técnico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina AIRAD, Avaliação de Inpacto Ambiental e Recuperação de Área Degradada, no curso de tecnico em geologia, do Instituto Federal da Bahia - IFBA
PROFESSOR: J. M. UCHA
SALVADOR
OUTUBRO-2015
RESUMO
Este trabalho apresenta de forma objetivo os estudos realizados no campo orientado pelo professor José Ucha e acompanhados pela professora Renilda Fátima. O campo foi composto por 3 pontos: 1º localizado nas proximidades do município Entre Rios; 2º Local de fornos para produção de carvão da FERBASA e região de plantio de eucalipto para produção do mesmo; 3º foi
Numa outra região da FERBASA, numa antiga lavra clandestina, que depois foi licenciada.
O estudo teve foco em áreas previamente degradadas (visto nos pontos 2 e 3), e que se deu uma reutilização, ou recuperação para estas áreas, de forma a não manté-las como áreas inúteis/destruídas pelas atividades humanas.
OBJETIVO
A saída de campo realizada no dia 20/010/2015, orientada pelo professor José Martin Ucha e acompanhada pela professora Renilda de Fátima, teve como objetivo complementar os conhecimetos adquiridos em sala de aula, através da observação dos métodos de recuperação de áreas degradadas, aplicados pela Companhia de Ferro Ligas da Bahia (FERBASA) e conhecer o sistema de produção de carvão desta empresa.
O município de Camamu situa-se no estado da Bahia (Figura 1), mais precisamente no litoral Sul do estado às margens da BA-001, a 348 km da capital baiana. Compõe a zona turística da Costa do Dendê, estabelecida pelo Programa de Desenvolvimento do Turismo (PRODETUR).
De Salvador o acesso a Camamu pode ser feito pela BR-324; antes de chegar a Feira de Santana deve-se pegar a BR-101, em direção sul, até o entroncamento para Valença. Nesse ponto deve-se pegar a BA-001, também em direção sul. O acesso a Camamu também pode ser realizado pelo sistema ferry-boat (Salvador-Bom Despacho), de Salvador até a Ilha de Itaparica. Ao chegar a Ilha de Itaparica é preciso seguir pela BA-001, passando por Nazaré, Valença, Taperoá, Nilo Peçanha, Ituberá e Igrapiúna (Figura 2).
...