Modelo De Relatório Experimental
Pesquisas Acadêmicas: Modelo De Relatório Experimental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Tinafreitas • 20/11/2013 • 830 Palavras (4 Páginas) • 606 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DO RIO GRANDE
ENGENHARIA MECÂNICA
DISCIPLINA: FÍSICA I
PROFª
MEDIDAS E ERROS
)
2013.
1. Introdução
Foi elaborado neste experimento conversões de medidas, estabelecendo unidades de medidas e comparações, intervalos e precisões. Assim, foi estabelecido um padrão, e executadas as medidas.
Encontramos erros causados pela qualidade dos instrumentos, por falta de cuidado dos observadores e erros estatísticos.
Calculando volume, desvios relativos do volume, desvios percentuais do volume, medida a massa e tirada a média, a densidade do alumínio em g/cm³, desvio relativo de densidade, desvio percentual da densidade, densidade média das peças, e desvio estatístico de cada medida da densidade em comparação ao valor real. Execução de trabalhos práticos em laboratório, coleta de dados experimentais, exercícios e discussões.
2. Materiais e Métodos
Materiais: Peça1: paralelepípedo de alumínio medindo 30mm, 40mm e 45mm; V= 53.267mm³ , M=146,211g e D=3.643-7g/cm³
Peça2: paralelepípedo de alumínio medindo 35mm, 40mm e 45mm; V=63.332mm³ , M=170,483g e D=3.714-7g/cm³
Peça3: paralelepípedo de alumínio medindo 35mm, 42,5mm e 45mm. V=67.112mm³ , M=181,227g e D=3.703-7g/cm³
Foi medido todos os lados com paquímetro e calculado com as fórmulas de V=volume, M=massa e D=densidade.
PAQUÍMETRO
O paquímetro é um instrumento de leitura descontínua para medidas de pequenos comprimentos. É caracterizado por possuir uma escala especial, conhecida como nônio ou vernier, que se move ao longo da escala principal e que permite a leitura precisa de frações da menor divisão desta escala. O paquímetro mostrado na Fig.1.1 é um tipo familiar de escala milimetrada. Ele possui duas bases, sendo uma fixa e solidária com a escala principal e outra móvel onde se encontra o vernier. Quando o paquímetro está fechado, o zero do vernier coincide com o zero da escala. Quando se desloca o cursor, a distância entre as bases — o comprimento a ser medido — é a indicada pelo zero do vernier na escala principal. As bases possuem encostos onde se apoia o objeto a ser medido (medidas externas). Comumente os paquímetros — como o mostrado na figura — possuem também duas orelhas, uma fixa e outra móvel, para medir diâmetros internos e uma haste para medir profundidade de cavidades. . Inicialmente, examine seu paquímetro, identifique sua natureza e defina seu l.e.i. Na leitura da medida note que a marca da escala principal anterior ao zero do vernier indica o número inteiro de milímetros da medida e a marca do vernier que melhor coincidir com uma marca da escala indica a fração dos milímetros.
Antes de efetuar medições, limpe as superfícies dos encostos e as faces da peça. O contato dos encostos com a peça deve ser suave. Exageros na pressão no impulsor podem danificar a peça e resultar medidas falsas.
Figura 1.1
3. Resultados e Discussão
Com base nos dados obtidos, apontamos desvios tanto relativos como os de percentual, e erros estatísticos nas tabelas propostas abaixo:
Valores encontrados na embalagem contendo os paralelepípedos:
Peça1 Peça2 Peça3
Lado1 (L1) 30 35 35
Lado2 (L2) 40 40 42,5
Lado3 (L3) 45 45 45
Procedimentos
...