NOVA TENTATIVA
Artigo: NOVA TENTATIVA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 64t46 • 21/5/2013 • 251 Palavras (2 Páginas) • 614 Visualizações
NOVA TENTATIVA
Dirigentes do G8 e de outros nove países afirmam: a meta é manter o planeta apenas
2 graus mais quente do que em 1900.
Depois do fracasso do Protocolo de Kyoto, o pacto que estabelecia metas para algumas nações diminuírem a emissão de gases causadores do efeito estufa, o mundo parece estar mais próximo de um acordo antipoluição. Um avanço nesse sentido ocorreu na semana passada, em Áquila, na Itália, na reunião de cúpula do G8. Outros nove países participaram do encontro como convidados. Pela primeira vez, os Estados Unidos apoiaram ações contra o aquecimento global. O foco de resistência ao pacto climático está agora em outro grupo de países, pois, por pressão da China e da Índia, os países do grupo do G5 não definiram a redução de, pelo menos, metade das emissões de gases do efeito estufa, até 2050.
Texto adaptado – Revista Veja – 15/07/2009
Com base nas informações deste texto e nos seus conhecimentos sobre o fenômeno do aquecimento global, está CORRETO o que se afirma na alternativa:
a) O Protocolo de Kyoto foi uma tentativa de estabelecer a redução dos gases causadores do efeito estufa nos países subdesenvolvidos.
b) A oposição contra um acordo antipoluição vem agora de um grupo de nações emergentes, que estão em desenvolvimento.
c) A China resiste ao acordo, pois é um país que apresenta baixos índices de emissão de gases causadores do efeito estufa.
d) Os Estados Unidos fizeram uma promessa de reduzir, ainda nesta década, 80% dos gases lançados na atmosfera.
...