O Diário de Bordo
Por: Fernanda Vieira Andrade • 15/6/2019 • Trabalho acadêmico • 5.547 Palavras (23 Páginas) • 234 Visualizações
EFEITOS NO BIOMA CERRADO: secas prolongadas e chuvas intensas; a desertificação; alterações de ecossistemas; redução da biodiversidade; perda de áreas férteis para a agricultura.
QUADRO: Ilhas de Calor
CONCEITO: é um fenômeno climático observado em áreas de urbanização, onde o ar e as temperaturas da superfície são mais quentes do que em áreas rurais no entorno.
CAUSAS: fontes de calor, como grande concentração de asfaltos (ruas, avenidas) e concretos (casas, prédios, calçadas); alto índice de poluição; pouca área verde (árvores, arbustos, florestas).
CONSEQUÊNCIAS: problemas de saúde relativa à baixa umidade do ar; o aumento no consumo da eletricidade; chuvas acidas; aumento na pluviosidade; maior intensificação no fenômeno do aquecimento global.
REVERSÃO: fazer plantações nas cidades grandes, construir parques e preservações das áreas verdes; diminuir e controlar a emissão de gases poluentes emitidos pelos veículos e indústrias;
LOCALIDADES AFETADAS: São Paulo, Rio de Janeiro, Nova Iorque, Cidade do México, Pequim, Nova Deli.
EFEITOS NO BIOMA CERRADO:
QUADRO: Inversão Térmica
CONCEITO: é um fenômeno atmosférico responsável pela retenção do ar próximo à superfície em áreas cercadas por serras e montanhas, o que diminui a circulação dos ventos. Nas grandes cidades, esse fenômeno dificulta a dispersão dos poluentes emitidos, fazendo com que esses não possa se dispersar, tornando o ar mais impuro.
CAUSAS: é um fenômeno natural, porém o aumento da emissão de poluentes na atmosfera, pelas fábricas e automóveis, torna-se um problema quando a inversão térmica manifesta-se em espaços geográficos urbanizados. Esse evento gera gases como monóxido de carbono, óxido de enxofre, gases sulfurosos, além de diversos hidrocarbonetos não queimados.
CONSEQUÊNCIAS: afeta diretamente a saúde das pessoas, principalmente das crianças, provocando doenças de pele, doenças respiratórias, irritação nos olhos e intoxicações.
REVERSÃO: a substituição de combustíveis fósseis por biocombustíveis ou energia eólica; campanhas públicas conscientizando as pessoas sobre a necessidade de trocar o transporte particular pelo transporte público (ônibus e metrô); fiscalizar as regiões onde ocorrem queimadas irregulares;
LOCALIDADES AFETADAS: São Paulo, China, Nova Iorque(EUA), Santiago (Chile), ,etc.
EFEITOS NO BIOMA CERRADO: os poluentes afetam os aquíferos, o solo, e as chuvas. Além disso, doenças respiratórias, irritação nos olhos e intoxicações são algumas das consequências da concentração de poluentes na camada de ar próxima ao solo.
QUADRO: Chuva Ácida
CONCEITO: é um fenômeno que ocorre quando óxidos de enxofre e de nitrogênio lançados na atmosfera pela poluição reagem com a água das chuvas e geram ácidos.
CAUSAS: o aumento de gases poluentes na atmosfera por meio da queima de combustíveis fósseis em indústrias e em automóveis.
CONSEQUÊNCIAS: destrói folhas e galhos de arvores e plantas; provoca alteração química no solo; entrando em contato com rios e lagos pode levar à morte de peixes e, também, contaminando as águas subterrâneas; também pode estar ligadas a doenças respiratórias.
REVERSÃO: utilizar combustíveis com baixo teor de enxofre; filtrar as chaminés das fábricas. O depurador transforma a poluição de enxofre em sulfatos industriais; para os rios e lagos já acidificados, devem-se neutralizá-los e adicionar vitaminas aos mesmos, além de adubos nas árvores e reflorestá-las;
LOCALIDADES AFETADAS: São Paulo, Cubatão, Rio de Janeiro, Europa, a América do Norte e alguns países asiáticos, como China, Índia, Tailândia, Japão.
EFEITOS NO BIOMA CERRADO: aumento da acidez das águas dos lagos, destruindo a vegetação aquática e, consequentemente, provocando a morte dos peixes, destruição das células respiratórias das folhas das árvores e remoção de nutrientes do solo.
QUADRO: Buraco na Camada de Ozônio
CONCEITO: é um buraco que é feito na camada de ozônio, camada que envolve a Terra e protege os seres vivos de vários tipos de radiação.
CAUSAS: produtos que emitem clorofluorcarbono (CFC), um gás que ao atingir a camada de ozônio destrói as moléculas que a formam (O3). Estes CFCs estão presentes, principalmente, em aerossóis, ar-condicionado, gás de geladeira, espumas plásticas e solventes.
CONSEQUÊNCIAS: sem essa camada, a incidência de raios ultravioletas nocivos à Terra aumenta, assim, tendo mais chances de contração de câncer; pequena relação com o aumento do aquecimento global.
REVERSÃO: comprar produtos que não contenham CFC (sprays, aparelhos de refrigeração e extintores de incêndio); economizar energia; adquirir produtos eletrônicos e eletrodomésticos que tragam a inscrição clean, indicação de que não contém clorofluorcarbono (CFC); juntar o óleo velho, de cozinha, e entregá-lo em postos de coleta, bem como baterias de celulares e outros eletroeletrônicos;
LOCALIDADES AFETADAS: o Polo Norte, partes da Groenlândia, Rússia e Noruega e alguns países da América Latina, como Argentina e Chile.
EFEITOS NO BIOMA CERRADO: compromete o processo de fotossíntese das plantas, impactando o seus sistemas nutritivo e o seu crescimento; pode prejudicar o desenvolvimento de diversas espécies marítimas e, além disso, o contato com essa radiação pode causar diversas mutações genéticas, alterando totalmente o DNA dos seres vivos.
QUADRO: Queimadas
CONCEITO: é um processo de queima de biomassa que pode ocorrer por razões naturais ou ser provocada pelo homem.
CAUSAS: Colheita manual de cana-de-açúcar, retirada de madeira, germinação de certas espécies de vegetais, lixos inflamáveis, queimada intencional, motivado pela disputa de terras agrícolas, falta de chuvas e pode servir, também, para estimular a reciclagem dos nutrientes.
CONSEQUÊNCIAS: a liberação de dióxido de carbono na atmosfera, poluindo o ar e contribuindo para o aquecimento global; muitas espécies perdem seu habitat e são obrigadas a procurar outros locais para sobreviver, ficando expostas a predadores e correndo riscos de extinção; o aumento da erosão e perda de absorção do solo; a grande quantidade de fumaça gerada pode causar problemas respiratórios às pessoas que vivem próximas.
...