O Regime do Apartheid
Por: Uendelberg Silva • 24/11/2016 • Projeto de pesquisa • 666 Palavras (3 Páginas) • 378 Visualizações
[pic 1]Trabalho de Geografia
- O regime do Apartheid[pic 2]
O Regime do Apartheid foi fundado pelos então colonizadores da África do Sul (Ingleses e Holandeses) após a Guerra dos Bôeres em 1902 passando a obedecer uma política de segregação racial, na qual se pregava que os negros deveriam ser vistos como raça inferior e deveriam se submeter a raça branca para todos os fins.
Foi criado então o “Ato de Terras Nativas”, que consistia em separar os negros em locais especiais (reservas) e isso gerou uma extrema desigualdade territorial onde os 23 milhões de negros ocuparam cerca de 13% do território total e os outros 87% era ocupado por cerca de 4,5 milhões de brancos.
Segundo o “Ato de Terras Nativas”, os negros não podiam comprar terras fora da área delimitada impedindo assim a ascendência econômica dos negros e garantindo mão de obra barata aos brancos. Mas ainda assim existia uma exceção, onde poderiam entrar nas grandes cidades os negros que trabalhassem em funções essências e que morassem em áreas isoladas.
A partir de 1948 os Afrikaaners (brancos de origem holandesa) assumiram o controle total da política do pais e decretaram a consolidação da segregação através da catalogação de toda criança recém-nascida e a estabeleceram ainda mais o “Supremacia Branca” com a “Lei de Repressão Ao Comunismo” e a formação dos “Bantustões” que estimulava os negros a se dividirem em tribos e comunidades independentes enfraquecendo ainda mais qualquer represaria negra contra a “Elite Branca”.
Mesmo com toda a represaria a manifestação negra tendia a crescer até que em 1960 várias manifestações de grande porte eclodiram no pais e mesmo combatidos pelos exércitos brancos, os negros continuaram a luta fundando então a “Lança da Nação, o braço armado do CNA” que foi dando força ao movimento negro liderado pelo advogado e futuro presidente Nelson Rolihlahla Mandela que seria então preso e condenado a prisão perpetua em 1963.
A partir da década de 70 a radicalização aumentou sabotando guerrilhas e intensificando a repressão até que na década de 80 a luta contra o Apartheid ganhou apoio externo e em 1989, após a ascensão de Frederick de Klerk ao poder, a “Supremacia Branca” começa a negociar com a CNA o fim do Apartheid e a libertação de Mandela.
- Nelson Rolihlahla Mandela
Nascido em Mvezo em 18 de julho de 1918 Mandela foi um advogado, líder rebelde, presidente que teve seu nome cravado na história por liderar os negros contra o Apartheid e por que por isso sacrificou 27 anos de sua vida e por isso ganhou o Nobel da Paz em 1993 por seus atos historicamente heroicos.
Mandela sempre foi envolvido com a política de seu pais e por isso era amado e respeitado, pois defendeu os direitos negros e por eles lutos. Por isso Mandela foi e ainda é considerado um dos homens mais importantes para a liberdade negra.
...