TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é a importância da atmosfera

Trabalho acadêmico: O que é a importância da atmosfera. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.152 Palavras (5 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 5

O que é a importância da atmosfera?

A atmosfera é uma camada da Terra onde localiza-se os elementos gasosos, detidos pela força da gravidade e do campo magnético que a envolve.

Inicialmente a atmosfera era compostas por gases fortes como metano, amônia, e carbono. Que eram liberados por erupções vulcânicas, tornando a superfície terrestre inabitável por um longo período.

Após a existência de vida(algas e pequenas plantas), a atmosfera começou a sofrer mudanças, já que esses seres tiravam o carbono da atmosfera e liberavam oxigênio. Assim, foi possível uma limpeza da atmosfera, num período longo mas que permitiu a existência de outras vidas.

O equilíbrio da atmosfera foi mantido por um longo tempo, até que em pouco, os homens começaram a depredar diversos recursos naturais em uma velocidade ascendente.

Com isso, o desequilíbrio ecológico foi tornando cada vez mais explícito e ganhando cada vez mais destaque.

Poluição atmosférica e motivos da poluição.

A poluição na atmosfera caracteriza-se basicamente pela presença de gases tóxicos no ar.

As principais causas desse fenômeno são:

A eliminação de certos resíduos por industrias siderúrgicas, petroquímica, e de cimento

. As principais causas desse fenômeno são a eliminação de resíduos por certos tipos de indústrias (siderúrgicas, petroquímicas, de cimento, etc.) e a queima de carvão e petróleo em usinas, automóveis e sistemas de aquecimento doméstico.

O ar poluído penetra nos pulmões, ocasionando o aparecimento de várias doenças, em especial do aparelho respiratório, como a bronquite crônica, a asma e até o câncer pulmonar. Esses efeitos são reforçados ainda pelo consumo de cigarros.

Outra importante conseqüência da poluição atmosférica é o surgimento e a expansão de um buraco na camada de ozônio, que se localiza na atmosfera - camada atmosférica situada entre 20 e 80 Km de altitude.

O ozônio é um gás que filtra os raios ultravioleta do Sol. Se esses raios chegassem à superfície terrestre com mais intensidade provocariam queimaduras na pele, que poderiam até causar câncer, e destruiriam as folhas das árvores. O gás CFC - clorofluorcarbono -, contido em sprays de desodorantes ou inseticidas, parece ser o grande responsável pela destruição da camada de ozônio. Por sorte, esses danos foram causados na parte da atmosfera situada acima da Antártida. Nos últimos anos esse buraco na camada de ozônio tem se expandido constantemente.

4. Os Problemas Ambientais dos grandes centros

De modo geral, os problemas ecológicos são mais intensos nas grandes cidade que nas pequenas ou no meio rural. Além da poluição atmosférica, as metrópoles apresentam outros problemas graves:

→ Acúmulo de lixo e de esgotos. Boa parte dos detritos pode ser recuperada para a produção de gás (biogás) ou adubos, mas isso dificilmente acontece. Normalmente, esgotos e resíduos de indústrias são despejados nos rios. Com freqüência esses rios “morrem” (isto é, ficam sem peixe) e tornam-se imundos e malcheirosos. Em algumas cidades, amontoa-se o lixo em terrenos baldios, o que provoca a multiplicação de ratos e insetos.

→ Congestionamentos freqüentes, especialmente nas áreas em que os automóveis particulares são muito mais importantes que os transportes coletivos muitos moradores da periferia das grandes cidades dos países do Sul, em sua maioria de baixa renda, gastam três ou quatro horas por dia só no caminho para o trabalho.

→ Poluição sonora, provocada pelo excesso de barulho (dos veículos automotivos, fábricas, obras nas ruas, grande movimento de pessoas e propaganda comercial ruidosa). Isso pode ocasionar neuroses na população, além de uma progressiva diminuição da capacidade auditiva.

→ Carência de áreas verdes (parques, reservas florestais, áreas de lazer e recreação, etc.). Em decorrência de falta de áreas verdes agrava-se a poluição atmosférica, já que as plantas através da fotossíntese, contribuem para a renovação do oxigênio no ar. Além disso tal carência limita as oportunidades de lazer da população, o que faz com que muitas pessoas acabem passando seu tempo livre na frente da televisão, ou assistindo a jogos praticados por esportistas profissionais (ao invés de eles mesmos praticarem esportes).

→ Poluição visual, ocasionada pelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com