ORIENTAÇÃO NO ESPAÇO GEOGRÁFICO
Artigos Científicos: ORIENTAÇÃO NO ESPAÇO GEOGRÁFICO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: xpeehdroox • 26/6/2014 • 1.009 Palavras (5 Páginas) • 356 Visualizações
ORIENTAÇÃO NO ESPEÇO GEOGRÁFICO
ORIENTAÇÃO PELO SOL
Apesar de ser a Terra e não o sol a mover-se, podemos dizer que o sol nasce aproximadamente a ESTE. Ao meio-dia, se estivermos voltados para o sol, ele aponta-nos o SUL, ficando a nossa sombra a apontar o NORTE. Por fim, ele irá pôr-se a OESTE.
O Este também pode chamar-se Nascente ou Oriente. O Oeste também pode designar-se Poente ou Ocidente.
ORIENTAÇÃO PELA LUA
A lua descreve, em sua trajetória diária, um arco de círculo de leste para oeste. Assim, podemos orientar-nos de acordo com as suas fases.
Lua Nova
A lua nova nasce, praticamente, na direção geral do leste, às 6 horas, e se põe na direção geral do oeste, de zero às 18 horas.
Quarto Crescente
A lua apresenta-se em forma de “C” e passa pelo alto do céu às primeiras horas da noite, com as pontas voltadas para o nascente.
QUARTO MINGUANTE
A lua apresenta-se em forma de “D” e passa pelo alto do céu de madrugada com as pontas voltadas para o poente.
Lua Cheia
A lua nesta fase nasce na direção geral do leste, às 18 horas, e põe-se na direção geral do oeste, às 6 horas.
COORDENADAS GEOGRÁFICAS
As coordenadas geográficas são um sistema de linhas imaginárias traçadas sobre o globo terrestre ou um mapa. É através da interseção de um meridiano com um paralelo que podemos localizar cada ponto da superfície da Terra.
Suas coordenadas são a latitude e a longitude e o princípio utilizado é a graduação (graus, minutos e segundos). Os paralelos e os meridianos são indicados por graus de circunferências. Um grau (1°) equivale a uma das 360 partes iguais em que a circunferência pode ser dividida. Um grau por sua vez dividi-se em 60 minutos (60') e cada minuto pode ser divido em 60 segundos (60"). Assim um grau é igual a 59 minutos e 60 segundos.
Os paralelos são linhas paralelas ao Equador, sendo que a própria linha imaginária do Equador é um paralelo. O 0º corresponde ao equador, o 90º ao pólo norte e o -90º ao pólo sul.
Os meridianos são linhas perpendiculares ao Equador que vão do Pólo Norte ao Pólo Sul e cruzam com os paralelos. Todos os meridianos possuem o mesmo tamanho e o ponto de partida para a numeração dos meridianos é o meridiano que passa pelo observatório de Greenwich, na Inglaterra. Logo, o meridiano de Greenwich é o meridiano principal (0°). A leste de Greenwich os meridianos são medidos por valores crescentes até 180º e, a oeste, suas medidas são decrescentes até o limite de -180º.
A partir dos meridianos e paralelos, foram estabelecidas as coordenadas geográficas que são medidas em graus e, a partir das coordenadas geográficas é possível localizar qualquer ponto da superfície da Terra.
Latitude
Latitude é o ângulo formado entre o Equador e um ponto estimado. Todos os pontos do Equador possuem latitude geográfica igual a 0º. Pontos situados ao norte do equador têm latitudes maiores que 0º variando até 90º que é a latitude do pólo geográfico norte. Da mesma forma variam as latitudes ao sul do equador terrestre, desde 0º a 90º, latitude do pólo geográfico sul. Para se diferenciar os valores, atribui-se sinal positivo para as latitudes norte e negativo para as latitudes sul.
Longitude
É o ângulo formado entre o meridiano que passa por determinado lugar e o meridiano de Greenwich. A longitude é medida de 0º a 180º, para leste ou para oeste de Greenwich. Por convenção, atribui-se também sinais para as longitudes: negativo para oeste e positivo para leste.
Ao termos os valores da latitude e da longitude de um local desejado, teremos determinado as coordenadas geográficas do mesmo.
PONTOS CARDEAIS
Pontos Cardeais são pontos de orientação
...