Os BIOMAS BRASILEIROS
Por: Jussara Becker • 14/10/2015 • Trabalho acadêmico • 493 Palavras (2 Páginas) • 408 Visualizações
Os biomas são a maior comunidade ou associação de espécies dominantes segundo a distribuição do clima, do solo e da vegetação que são fatores fundamentais na distribuição de cada um dos biomas apresentados no mapa desta ATD.
Caracterizando cada um dos principais biomas do Brasil:
Domínios Florestados:
Floresta Equatorial - vegetação densa, fechada, heterogênea, latifoliada nas áreas de clima tropical úmido.
Ameaças deste bioma: A alteração deste bioma da Amazônia apresenta diversos problemas que podem ser ameaças como as mudanças climáticas e alterações na atmosfera, na parte hidrográfica, enchentes e mudanças do sistema hídrico, na vegetação, o desmatamento que causa a substituição de espécies, além alterar a vegetação original, e por fim, na fauna, a extinção de espécies, comprometendo de forma geral a biodiversidade deste domínio.
Mata Atlântica - Corresponde ao domínio de mares de morros e estende-se próximo à área litorânea, do Nordeste ao Sul do país. Clima tropical úmido com vegetação com árvores diversas, com folhas largas, bastante fechada, com muitas espécies de parasitas e uma fauna rica.
Ameaças deste bioma: Neste domínio, a ação do homem já foi devastadora, devido ao histórico de ocupação do território brasileiro. Poucas reservas ainda subsistem.
No Sul do país, também aparece as araucárias, que trata-se de um domínio típico de clima subtropical, onde sua composição aparecem mais separadas umas das outras, possuem folhas em forma de agulha parecendo-se com pinheiros de natal. As chuvas neste domínio, ocorrem de forma bem distribuída ao longo do ano.
Ameaças deste bioma: No domínio das araucárias, a ação do homem foi devastadora, sobrando apenas 3% deste domínio. Os restantes 97% foram retirados para economia do Sul que é composta pela atividade madeireira da indústria moveleira e produção de celulose.
Domínios não Florestados:
Cerrado - Vegetação constituída por herbáceas e arbustos de tronco retorcido nas áreas de clima tropical típico, (quente com chuvas de verão e seca no inverno). Encontrado na região central do Brasil onde os solos são ácidos, onde ocorre o processo de laterização.
Ameaças deste bioma: A pecuária de corte e a agricultura de grãos, são as maiores ameaças deste bioma, com grande desgaste dos solos e da vegetação e fauna originais.
Caatinga - Encontrada na região do Polígono das Secas, no Nordeste do Brasil, de clima semiárido, onde a seca é constante. Constitui-se de arbustos e, na seca, transformam-se numa mata branca e tem muitas plantas que guardam água, como os cactos, que se tornam verdes durante as chuvas.
Ameaças deste bioma: é uma área de terrenos bem desgastado na área da Depressão Sertaneja. Por causa do clima, o desgaste erosivo do relevo é intenso, produzindo uma área de depressão que de tão desgastado, faz aparecer o embasamento cristalino em alguns pontos.
O Pampa e o Pantanal:
O bioma dos Pampas são campos nativos onde
...