TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Blocos Econômico

Por:   •  12/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.411 Palavras (6 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 6

E.E.B JOÃO WINCKLER – XANXERÊ

BIOLOGIA

Trabalho de pesquisa/individual.

Jonni

PROFESSORA IRLAN.

BIOLOGIA

Xanxerê – SC

2012


GENÉTICA

Trabalho escolar apresentado a matéria de Biologia da E.E.B João Winckler – Xanxerê – como requisito parcial para aprovação na unidade curricular.

Professora: Irlan

Xanxerê – SC


INTRODUÇÃO

        Nesse trabalho será abordado alguns pontos como:

*Influência do ambiente nas características do indíviduo.

*O que se entende por norma de reação?

*O que são caracteres hereditários e congênitos.

*Ácidos núcleos, DNA, RNA.

*Doenças genéticas, como exemplo o Albinismo.    

                             

        


Meio ambiente x Fenótipo

O meio ambiente pode sim alterar o fenótipo, um exemplo disso é uma pessoa de pele clara, se exposta ao sol, sua pele tende a ativar a produção de melanina, que a protege dos raios solares, fazendo com que sua pele fique mais escura. Esse é apenas um exemplo de muitos.

E essa alteração no fenótipo, não são passados aos seus descendentes, já que as alterações não interferem/mudam o genótipo, simplesmente mudam o que é vísivel. (Fenótipo)

Outro exemplo é quando uma pessoa ganha massa muscular, pinta o cabelo, etc.


Normas de reações.

É a capacidade do genótipo produzir diferentes fenótipos em relação ao ambiente. O ambiente só modifica caracteristicas fenotipicas dentro de certos limites predominantes pelo genótipo

Sendo assim, o genótipo não determina em si o fenótipo, mas sim uma gama de possíveis fenótipos, possibilitando várias formas de desenvolvimento e de metabolismo de um dado genótipo em vários ambientes possíveis, favoráveis e desfavoráveis, naturais e artificiais.

Caracteres hereditários e congênitos.

Caracteres hereditários:

São as características que herdamos são presentes no DNA e são passadas pelos gametas. Um exemplo são algumas doenças hereditárias, como, a Anemia Falciforme, nome dado a uma doença hereditária, que causa a malformação das hemácias, que assumem a forma semelhante a foices.

Isso causa uma deficiência no transporte de oxigênio nos indíviduos que possuem a doença. Essa doença faz com que a expectativa de vida seja mais curta, tendo em média 42~48 anos.

Essa expectativa de vida é encurtada, por conta de algumas doenças proprícias a quem sofre da doença. Ex: Sepse, doenças das vias biliares, cancêr de intestino.

O único tratamento curativo para  Anemia Falciforme é o transplante de medula óssea, ainda hoje são estudados meios alternativos de cura para essa doença.

Um ponto curioso a respeito da doença é que os portadores da anemia falciforme são geralmente mais resistentes a algumas doenças do sangue, de onde se destacam as diferentes variedades de malária.

Caracteres congênitos:

São características existentes no indíviduo ao nascer, são fatores que influeciaram o desenvolvimento durante o período de gestação, um exemplo é o vírus da rubéola que pode causar aborto, natimortalidade, ou uma síndrome que pode incluir: catarata, glaucoma, cardiopatia, microftalmia, retinopatia, surdez, microcefalia, retardo mental e outras manifestações clinicas transitórias como: hepatite, icterícia, adenopatia, meningoencefalite, miocardite, exantemas etc

Nucleótidos

São as unidades fundamentais dos ácidos nucléicos. Ligam-se uns aos outros através de ligações, formando cadeias muito longas com milhões de resíduos de comprimento. Além de participarem da estrutura dos ácidos nucléicos, os nucleotídeos atuam também como componentes na estrutura de coenzimas importantes no metabolismo oxidativo da célula, e como forma de energia química - ATP, por exemplo. Atuam ainda como ativadores e inibidores importantes em várias vias do metabolismo intermediário da célula.

Molécula de DNA

A molécula de DNA apresenta a estrutura espacial de "uma escada enrolada em espiral". Os "corrimões" (hastes) da escada são formados por moléculas de açúcar (pentoses) intercaladas por ácidos fosfóricos. Cada "degrau" da escada é formado por duas bases nitrogenadas, que estão ligadas entre si por pontes de hidrogênio. Este modelo da molécula de DNA é conhecido como modelo da dupla hélice.

Diferença entre DNA e RNA

DNA:

  1. Possui Desoxiribose
    2- Possui adenina, citosina, guanina e TIMINA
    3- Fita dupla
    4- Sofre duplicação e transforma-se em RNA que vai comandar a sintese proteica a partir do DNA que originou o RNA
    5- Só existe 1 tipo

RNA:

  1. Possui ribose
    2- Possui adenina, citosina, guanina e URACILA
    3- Fita simples (unica)
    4- Não sofre duplicação e comanda a sintese proteica a partir do DNA que originou esse RNA
    5- Existem 3 tipos: RNAm (mensageiro), RNAt (transportador) e RNAr (ribossomico).

Processo de duplicação do DNA

A duplicação do DNA é um processo bem complexo...

 Primeiro vem uma enzima (Helicase) abrindo a dupla hélice, deixando apenas um filamento de DNA logo em seguida vem uma enzima (DNA polimerase) adicionando novas bases nitrogenadas, formando assim um novo filamento e ligando ao antigo. Sempre lembrando que TIMINA liga com ADENINA e CITOSINA liga com GUANINA.

Como ocorre a síntese de proteínas nas células.

Primeiramente precisamos entender que existem 3 tipos de RNA: RNA mensageiro, RNA ribossômico, RNA transportador.

Voltando a síntese de proteínas, A síntese de proteínas é controlada pelo RNA que por sua vez é sintetizado a partir do DNA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (165.3 Kb)   docx (179.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com