PARAUAPEBAS (PA): A MÃO DE FERRO DO BRASIL NA IMPLANTAÇÃO DO PROJETO GRANDE CARAJÁS
Trabalho Escolar: PARAUAPEBAS (PA): A MÃO DE FERRO DO BRASIL NA IMPLANTAÇÃO DO PROJETO GRANDE CARAJÁS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sacabragem • 12/9/2014 • 252 Palavras (2 Páginas) • 481 Visualizações
PARAUAPEBAS (PA): A MÃO DE FERRO DO BRASIL NA IMPLANTAÇÃO DO PROJETO GRANDE CARAJÁS
RESUMO
Neste trabalho é abordada a implantação do Projeto Grande Carajás e os subseqüentes problemas do município de Parauapebas (PA), dando ênfase aos povos indígenas Kayapó. Inicialmente podem ser identificados quatro principais atores que desde o fim da década de 1960 passaram a interagir fundamentalmente no espaço amazônico de Carajás: o Estado brasileiro, a mineradora Vale (que oficialmente não atende mais ao nome da ex-estatal Companhia Vale do Rio Doce – CVRD), os povos indígenas nativos da região de Carajás e, finalmente, os milhares de migrantes não-indígenas que rumaram à Parauapebas em busca de emprego e do sonho de uma qualidade de vida melhor. A seguinte pesquisa encontra-se dividida em três partes, visando melhor organização das idéias: O Projeto Grande Carajás; Desenvolvimento de Parauapebas (PA); e Os impasses entre os povos indígenas e a VALE.
OBJETIVO
O conteúdo deste trabalho tem como objetivo compreender a implantação do Projeto Grande Carajás, que consistia num planejamento basicamente estatal de colonização da Amazônia, e os conseqüentes problemas originados pelo mesmo, focalizando a situação atual dos povos indígenas que anteriormente habitavam a região de Carajás.
METODOLOGIA
A realização deste trabalho consistiu na leitura e na interpretação crítica do material bibliográfico de cunho científico e não científico levantado pelos orientadores acadêmicos e pelo próprio discente. Ao longo da obra algumas figuras ou tabelas foram inseridas com o intuito de clarificar melhor o conhecimento explicitado. A conclusão encerra as últimas considerações e notas importantes a serem destacadas no presente estudo.
...