A Reciclagem De Papel Como Ferramenta De Aprendizagem Para A Educação Ambiental Com Alunos Do Ensino Fundamental Das Series Iniciais
Por: daiane2525l • 14/5/2023 • Artigo • 2.982 Palavras (12 Páginas) • 123 Visualizações
GRUPO ANDRADE MARTINS
DAIANE LOURDES DA SILVA
A RECICLAGEM DE PAPEL COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM
PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS SERIES INICIAIS
ITAÚNA – MG
2017
GRUPO ANDRADE MARTINS
DAIANE LOUDES DA SILVA
A RECICLAGEM DE PAPEL COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM
PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMEANTAL DAS SERIES INICIAIS
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como pré-requisito para obtenção do título de Especialista em meio Ambiente do Grupo Andrade Martins.
ITAÚNA – MG
2017
A RECICLAGEM DE PAPEL COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM
PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS SERIES INICIAIS
Daiane Lourdes Da Silva
Tecnólogo em Meio Ambiente
RESUMO
O Ensino Fundamental é um momento privilegiado, para que os alunos podem adquirir uma maior habilidade de discutirem e assimilarem a conscientização para preservação do meio ambiente, A reciclagem é uma ferramenta para inserção em sala de aula de forma que desperte para senso critico dos alunos e que o mesmo se sintam importante agente para preservação ambiental. Neste sentido o trabalho tem como objetivo sensibilizar os alunos de uma escola pública de Barbacena – MG, bem como esclarecer à importância de se trabalhar a reciclagem enfocando a reciclagem do papel, A pesquisa foi feita numa rede educacional de ensino publico. O público do trabalho foram os alunos das series iniciais especificamente o segundo ciclo (4º e 5º ano) logo após a aplicação da atividade foi entregue um questionário com 10 perguntas fechadas para análise das respostas dos alunos. Na análise podemos observar que a atividade de reciclagem teve um papel construtivo para as crianças sendo diferente no cotidiano, promovendo censo crítico e acerco do papel de cada um no meio que estão inseridos, é um tema bastante complexo, pois além de exercer a ação direta no meio ambiente, o mesmo esta relacionado nas questões politica, econômica e até mesmo em nosso comportamento com o meio que vivemos.
Palavras-chave: Reciclagem, importância, aprendizagem
INTRODUÇÃO
Pode se endente que a educação ambiental é um processo pelo qual o educando começa obter conhecimentos sobre a questão em que te cerca, questão de convivência no meio que está inserida. Ele passa ter novas visões sobre o meio ambiente, tornando um agente transformador em relação à conservação ambiental. Cada dia que passa a questão ambiental tem sido considerado um fato importante para ser trabalhado com a sociedade, nas escolas e principalmente com a geração futura, a criança bem informada sobre os problemas ambientais, serão adultas preocupadas com seu meio sendo transmissoras dos conhecimentos que obtiveram.
RASILCHIK (2002), afirma que a educação ambiental deverá ter um enfoque global e integrado, não sendo apenas uma disciplina escolar, dever ser responsabilidade de toda escola permear todo currículo e visionar em uma instancia ampla em que a comunidade se estruture e se organize para o desenvolvimento da conscientização, permitindo com recursos próprios e tecnologia adequada, sejam resolvidos os problemas prioritários.
Educar é a melhor estratégia para geração de hábitos e atitudes saudáveis. Dentro desta perspectiva procurou informar de forma contextualizada, alunos das series iniciais no exercício de práticas cidadãs de características ambientalmente corretas.
A reciclagem do papel é uma boa alternativa para diminuição de lixo com papeis destinados a aterro sanitários, também diminui o desmatamento de árvores e a reciclagem de papel é uma boa prática sustentável, esta atividade vem ao longo dos anos atingindo sua importância global, tanto no aspecto econômico quanto ecológico, (NASCIMENTO 2009).
Segundo VALLE (1995), o ato de reciclar significa fazer ciclo, trazendo à matéria-prima a origem, aqueles materiais que não se degradam facilmente e que podem ser reprocessados, mantendo suas características básicas. E uma pratica que reduz a quantidade de resíduos, recupera produtos já produzidos, economiza energia e matéria-prima (SCARLATO, 1992).
As vantagens são muitas da utilização de papel tais como baixo custo, mão de obra, materiais e economia de energia elétrica. Este trabalho tem como objetivo geral sensibilizar os alunos e a comunidade escolar publica, sobre a problemática do lixo na sociedade e dos danos causados no meio ambiente, como também esclarecer a importância de trabalhar com reciclagem, enfoque a reciclagem de papelão. Pois foi observado o desperdício de papel em sala de aula e em outras dependências da escola
REVISÃO DE LITERÁTURA
A questão ambiental tornou um tema preocupante nas administrações públicas, em vista que a degradação ambiental é real e este desequilíbrio pode refletir na qualidade de vida da população mundial. A Educação Ambiental é o único destino que pode conduzir a humanidade a adquirir uma nova visão do mundo.
CARVALHO (2001, p. 189) diz que:
Construir uma pratica educativa é construir senso critico sensibilizado. A Educação Ambiental (EA) é um campo de orientações especificas de sensibilização. A nova demanda social incorpora a preocupação ambiental em seu universo propriamente educacional, transformando- a em objeto de teoria e da prática educativa.
Assim podemos dizer que a Educação Ambiental surgiu para despertar a consciência ecologia nos seres humanos, oportunizado um conhecimento de mudança de comportamento voltado a proteção da natureza. Em qualquer lado que andamos vemos um acúmulo enorme de lixo e este cada vez mais estar se tornando um assunto polêmico, neste aspecto surge à questão dos resíduos sólidos (lixo) sendo uma das mais series ameaças à população e vem aumentando a escala de produção de lixo não são percebidas.
A reciclagem aparece como uma das soluções mais viáveis ecologicamente para resolução dos problemas pertinentes ao lixo. O gerenciamento do lixo sólido por meio de reciclagem, além de ajudar na preservação dos recursos primários ajuda na redução do volume de lixo, diminuição da poluição do ar e água e economiza energia e de agua da produção. CIOLA (1994), cita o papel reciclado economiza 50% menos de agua e 74% a menos de energia.
...