PLANEJAMENTO DE ENSINO: PECULIARIDADES SIGNIFICATIVAS
Por: Laura Malaguth • 17/6/2018 • Resenha • 302 Palavras (2 Páginas) • 803 Visualizações
O texto aponta aspectos específicos ao processo de planejamento, trazendo a constituição do processo de planejar as aulas, a autora afirma também que o planejamento de ensino não deve ser uma ação isolada do professor, mas o resultado de uma discussão participada que exige do professor uma ação permanente de investigação e atualizada do conteúdo didático.
Leal (2005) afirma que “o planejamento é um ato político porque revela intenções e a intencionalidade, expõe o que se deseja realizar e o que se pretende atingir”.
Pode-se observar no texto o conceito de que o planejamento é um processo que exige uma prévia organização a fim de garantir a eficácia do mesmo.
A didática pedagógica é muito importante na formação do professor pois, as experiências vividas anteriormente muitas vezes marcam e se tornam referencias para toda a vida profissional do docente.
A autora afirma ainda que sempre é importante a busca de novas técnicas e melhores caminhos a fim de se obter o melhor de cada um no ponto de vista metodológico e didático, por isso o professor deve sempre repensar sua prática utilizada no dia a dia, não se deixando levar pela monotonia metodológica que utiliza sempre os mesmos recursos.
Diante da dificuldade de planejamento encontrada por muitos professores em seu dia a dia, Regina Leal apresenta no texto indicações de como planejar e quais ações devem ser seguidas no planejamento pedagógico. Apresenta também questões a serem pensadas pelo docente como: O que se pretende desenvolver? Qual cidadão que se deseja formar? A sociedade que se pretende ajudar a construir?
Essas questões estão presentes no cotidiano do professor assim como várias outras questões as quais essa profissão se dispõe, pois, a todo momento o docente precisa refletir sobre várias perguntas inseridas em seu âmbito profissional, bem como procurar encontrar uma melhor forma de responder a elas.
...