Didática E Planejamento De Ensino
Seminário: Didática E Planejamento De Ensino. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jugracielly • 21/11/2014 • Seminário • 592 Palavras (3 Páginas) • 330 Visualizações
O ato de planejar é.
O planejamento serve como uma espécie de bussola na pratica pedagógica, é parte essencial da didática, pois é o mediador da organização para a formação do professor além de ser seu instrumento de trabalho, no qual consiste numa reflexão acerca do ato de programar possibilitando a preparação, compreensão e o desenvolvimento, visando alcançar os objetivos almejados do ensino aprendizagem.
Nos dias atuais, grande parte dos profissionais da educação considera o plano de aula simplesmente como uma tarefa da qual eles são obrigados a cumprir, no entanto sabemos que seu peso é muito maior, pois na realidade se trata de um instrumento documentativo que norteará todo seu trabalho. Devido a muitas oposições contra o planejamento cabe a didática buscar a melhor forma de introduzir o plano de ação na pratica pedagógica, pois na sua vastidão se encaixa os fundamentos de ensino. De maneira alguma é admissível trabalhar sem antes planejar, pois no inicio de uma jornada de estudos o ponto primordial é o planejamento tanto para trabalho, estudo ou qualquer outro campo de nossas vidas. E o descumprimento desta fase é o mesmo que atestar ser um profissional mal qualificado.
O planejamento anual é tão relevante quanto o diário, pois é ele que garante que o educador não ‘‘fuja’’ de suas metas no decorrer do ano, planejamento deve ser feito em concordata á atender todas as demandas vigentes com caráter necessário e não obrigatório.
A estrutura de um plano de aula é o que lhe molda e dá vida a previa de uma futura aula, todo plano de aula, sem exceção deve conter um cabeçalho de identificação no qual deve constar a turma para qual a aula será ministrada, o professor formador, a disciplina, o conteúdo passado e o tempo que será empregado em cada atividade. Logo abaixo do cabeçalho seguem os itens descritivos do plano como objetivo geral e específicos que servem para demonstrar o que o educador espera da turma no decorrer do curso, o geral deve descrever explicitamente a idéia do professor, o que ele almeja no final do curso e o especifico é como se fosse às etapas do processo, dita a maneira como deve ser condicionado o aprendizado, direcionando o que o aluno deve aprender. Em um planejamento também deve conter os procedimentos metodológicos utilizados, que demarca as estratégias pedagógicas e o procedimento usado pelo professor, os recursos utilizados na aula também devem ser descritos de modo detalhado, de forma mais clara este item deve expor os materiais usados na aula sendo coerente com a realidade de cada escola, está fase merece uma atenção especial, pois ela pode assegurar o estimulo e entusiasmo dos alunos com a aula, se o docente tiver discernimento e criatividade em suas escolhas e o ultimo, mas não menos importante critério empregado é a avaliação, na qual todo o processo é analisado pelo ministrante, é o momento dele ponderar sobre suas metas, se elas foram alcançadas no período estipulado e com o êxito esperado ou não, se não, é à hora de rever e aperfeiçoar ações o que também deve ser previsto pelo planejamento (anual) como uma espécie de recuperação ou dependência.
Portanto o planejamento nada mais é que o caminho pelo qual o professor seguirá e conduzira sua turma da melhor forma possível, evitando improvisos e perca de
...