TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pelotas

Tese: Pelotas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  Tese  •  1.022 Palavras (5 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 5

Pelotas é um município da região sul do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. Considerado uma das capitais regionais do Brasil, possui uma população de 327 778 habitantes e é a terceira cidade mais populosa do estado.

Está localizado às margens do Canal São Gonçalo que liga as Lagoas dos Patos e Mirim, as maiores do Brasil, no estado do Rio Grande do Sul, no extremo sul do Brasil, ocupando uma área de 1 609 km² e com cerca de 92% da população total residindo na zona urbana do município. Pelotas está localizada a 250 quilômetros de Porto Alegre, a capital do estado.

Na história econômica do município, destaca-se a produção do charque, que era enviado para todo o Brasil e que fez a riqueza de Pelotas em tempos passados.

O município conta com cinco instituições de ensino superior, quatro grandes escolas técnicas, dois teatros, uma biblioteca pública, vinte e três museus, dois jornais de circulação diária, três emissoras de televisão, um aeroporto e um porto flúvio-lacustre localizado às margens do Canal São Gonçalo.

Tanto a zona urbana quanto a rural de Pelotas conta com monumentos, paisagens e belas vistas, que levaram a televisão brasileira a escolher o município já por três vezes como cenário para suas produções: Incidente em Antares, cuja locação foi feita na zona do porto; A Casa das Sete Mulheres, gravada numa charqueada na zona rural, e do filme O Tempo e o Vento, cujas filmagens ocorreram no fim de abril de 2012.

Em Pelotas, é realizada, todos os anos, a tradicional Fenadoce - Feira Nacional do Doce, festa de eventos ancorada pelos famosos doces de origem portuguesa que fazem a fama de Pelotas.

Índice [esconder]

1 História

2 Geografia

2.1 Divisões administrativas

2.1.1 Regiões Administrativas

2.1.2 Distritos

2.2 Relevo

2.3 Clima

2.3.1 Raras precipitações de neve

2.3.2 Temperaturas extremas

2.4 Fauna

2.5 Vegetação

2.6 Hidrografia

2.7 Zona rural

3 Economia

3.1 Setor primário

3.2 Setor secundário

3.3 Setor terciário

3.4 Transportes

4 Demografia

4.1 Etnias

4.2 Religiões

4.3 Educação

4.4 Saúde

5 Cultura

5.1 Biblioteca

5.2 Teatros e museus

5.3 Eventos

5.4 Arquitetura e monumentos

5.5 Mitos arquitetônicos

5.6 Esportes

5.7 Mídia

5.7.1 Televisão

5.7.2 Rádios

5.7.3 Jornais

6 Cidades-irmãs e ponto antípoda

7 Referências

8 Bibliografia

9 Ver também

10 Ligações externas

História[editar | editar código-fonte]

Ver página anexa: Lista de prefeitos de Pelotas

Herrmann Rudolf Wendroth: Pelotas em 1851

A história do município começa em junho de 1758, através da doação que o General Gomes Freire de Andrade, o Conde de Bobadela, fez ao Coronel Thomáz Luiz Osório, das terras que ficavam às margens da Lagoa dos Patos. Em 1763, fugindo da invasão espanhola, muitos habitantes da Vila de Rio Grande buscaram refúgio nas terras pertencentes a Thomáz Luiz Osório. Mais tarde, vieram também os retirantes da Colônia do Sacramento, entregue pelos portugueses aos espanhóis em 1777.6

Em 1780, instala-se em Pelotas o charqueador português José Pinto Martins. A prosperidade do estabelecimento estimulou a criação de outras charqueadas e o crescimento da região, dando origem à povoação que demarcaria o início do município de Pelotas.6 Com o sucesso desta indústria, os charqueadores, dispondo de duas estações amenas, construíam palacetes para suas habitações e promoviam a cultura e a educação, no ambiente urbano, exemplificado pela inauguração do Teatro Sete de Abril, em 1831, quatro anos antes de Pelotas ser elevada à condição de cidade.7

A Freguesia de São Francisco de Paula, fundada em 7 de Julho de 1812 por iniciativa do padre Pedro Pereira de Mesquita, foi elevada à categoria de Vila em 7 de abril de 1832. Três anos depois, em 1835, a Vila é elevada à condição de cidade, com o nome de Pelotas.6

Antigo engenho de arroz, localizado nas proximidades do Canal São Gonçalo.

Nos primeiros anos do século XX, o progresso foi impulsionado pelo Banco Pelotense, fundado em 1906 por investidores locais. Sua liquidação, em 1931, foi nefasta para a economia local.8 9

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com