Projeto De Prática Geologia
Casos: Projeto De Prática Geologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Anazante • 29/10/2014 • 683 Palavras (3 Páginas) • 443 Visualizações
Centro Universitário Claretiano
“DIAGNSTICO AMBIENTAL DO RIO SAPUCAI-MIRIM MUNICIPIO DE NUPORANGA”
Mariene Guioto de Souza-RA:1129724
BATATAIS
20/10/2014
“DIAGNSTICO AMBIENTAL DO RIO SAPUCAI-MIRIM MUNICIPIO DE NUPORANGA”
INTRODUÇÃO
O trabalho tem como referência de estudo o Rio Sapucai- Mirim que divide a cidade de Nuporanga e São José da Bela Vista interior do estado de São Paulo, procurei percorrer os pontos possíveis das partes desta Bacia que banha o município de Nuporanga foi percebido algumas mudanças ocorridas pela própria natureza tempo e clima, consegui algumas fotos em meu percurso que foram anexadas junto á este trabalho para o enriquecimento do conteúdo da pesquisa, abordando assim vários aspectos do Rio como localização, vegetação, área da bacia, geologia, litologia e vários outros , no final deste trabalho consegui tirar algumas conclusões sobre todos os estudos realizados.
Metodologia:
O rio Sapucaí-Mirim é um rio brasileiro do estado de São Paulo.
Nasce em Minas Gerais, entra em São Paulo, leste para oeste, na região da Mogiana, percorre a zona fértil entre Batatais e Franca e desemboca no Rio Pardo.
Ainda divide os municípios de Nuporanga e São José da Bela Vista, onde está construída a Usina Hidroelétrica de Dourado. Possui uma bela Cachoeira, chamada de Cachoeira dos Dourados.
No local em que percorri desta Bacia denomina-se Alto Sapucaí : Nuporanga, São José da Bela Vista.
Figura- 01(Imagem de cachoeira dos Dourados )
A vegetação natural remanescente desta Bacia encontra-se extremamente fragmentada, perfazendo em 1,8% de sua área, com vegetação natural composta pela Floresta Estacional Semidecidual e Estacional em contato com Savana, formação Arbórea, Savana Florestada e Arborizada.
Alto Sapucaí Unidade
Área da bacia 3.924 km²
Extensão do Curso Principal 84,76 km
Perímetro Bacia 395,45 km
Cota Inicio 1.650 m
Cota Fim 840 m
Fator de Forma – Kf 0,546 -
Coeficiente de compacidade – Kc 1,768 -
Declividade Média do Rio Sapucaí 9,556 m/km
A geologia da região onde se insere a Bacia do Rio Sapucaí-Mirim é amplamente afetada e condicionada por processos tectônicos , e pelo comportamento estrutural dos maciços rochosos. As grandes falhas de transcorrências são responsáveis pela compartimentação dos conjuntos litológicos em diversos blocos estruturais.
A litologia presente na região de estudo, condicionada pela tectônica regional e a característica das estruturas resultantes nas rochas presentes na região, definem a potencialidade e a dinâmica das águas
...