Prova Brasil E Provinha Brasil
Trabalho Universitário: Prova Brasil E Provinha Brasil. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: marinalva • 3/5/2014 • 1.379 Palavras (6 Páginas) • 866 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
As crianças são capazes de interagir com os signos e símbolos construídos socialmente. Tal fato possibilita conhecer melhor suas formas de interagir com o mundo.
O projeto elaborado destaca de forma organizada um comprometimento com o direito ao pleno desenvolvimento da criança, tendo em vista que implica um conjunto de desafios a serem superados.
Ao estimular e incentivar os alunos amplia-se uma gama de possibilidades de exploração e pesquisa para a construção do conhecimento e do desenvolvimento cognitivo da criança, do qual possa ocorrer de maneira cada vez mais interessante e construtiva.
É de suma importância ressaltar que esse projeto educativo tem o propósito de oportunizar novos espaços com propostas diversificadas e situações condicionadas a uma reflexão na forma de organizar o espaço e qualificar o brincar quando materiais desafiadores são colocados à disposição dos alunos, trazendo uma interligação para atuação do pedagogo sobre a relação do tempo e do espaço com a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças.
Para Piaget, a construção da inteligência acontece em etapas sucessivas com complexidades crescentes, encadeadas umas às outras chamadas por ele de construtivismo sequencial. “O professor não o que ensina, mas o que desperta no aluno a vontade de aprender.” (Jean Piaget, 1896 – 1980)
2 DESENVOLVIMENTO.
A narrativa é a arte de contar histórias tão antigas quanto o homem. Não há povo sem narrativa. As histórias narradas sempre acompanharam a vida do homem em sociedade. Através delas foi possível a preservação da cultura e durante muito tempo foram à única fonte de aquisição e transmissão do conhecimento (formas orais). Além disso, as narrativas estimulam a imaginação e povoa a mente de ideias, pessoas, lugares, acontecimentos, desejos, sonhos...
A importância da narrativa nas diversas circunstâncias de vida gerou vários modos de se contar uma história, ou seja, vários tipos de narrativas - lendas, contos, mitos, romances, fábulas etc.
Os contos, mitos, lendas e fábulas são antigas expressões da cultura que se eternizaram graças à tradição oral. Passada de uma geração para outra, e do texto impresso.
É possível afirmar que tanto Piaget como Vygotsky concebem a criança como um ser ativo, atento, que constantemente cria hipóteses sobre o seu ambiente. Há, no entanto, algumas diferenças na maneira de conceber o processo de desenvolvimento.
Piaget acredita que os conhecimentos são elaborados espontaneamente pela criança, de acordo com o estágio de desenvolvimento em que esta se encontra; Vygotsky discorda de que a construção do conhecimento proceda do individual para o social, os adultos são modelos para as crianças.
O mito do Curupira
O Curupira é uma das lendas que compõem o folclore brasileiro. Folclore é o conjunto das tradições, lendas ou crenças populares de um país ou de uma região expressas em danças, provérbios, contos ou canções. O Curupira é uma das lendas criadas pelas populações brasileiras que habitam áreas próximas a florestas.
O significado da palavra tem origem no tupi-guarani, sendo “curu” uma derivação de curumim, que significa menino, e “pira”, corpo. Curupira significaria, assim, corpo de menino. Os portugueses tiveram contato com a lenda logo no princípio de sua chegada ao território onde hoje é o Brasil, e inclusive o jesuíta José de Anchieta havia relatado a lenda do Curupira, fazendo a primeira referência em 1560. Para os portugueses, era visto como um demônio ou um mau espírito; outros o viam como um duende benfazejo, um gnomo ou um bicho-papão para assustar as crianças.
PLANO DE AULA
SÉRIE: 1ª SÉRIE
ASSUNTO: Lendas
OBJETIVO GERAL:
Desenvolver habilidades cognitivas, críticas, psicomotoras, físicas, sociais e afetivas, através de atividades lúdicas, que despertem o interesse dos alunos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Despertar a imaginação e a criatividade;
• Desenvolver a leitura e a escrita;
• Desenvolver nos alunos a noção de número;
• Levar os alunos a respeitarem os animais e vida dos seres humanos e da natureza.
CONTEÚDOS:
• Lenda do Curupira
• Textos Explicativos;
• Trilha do Curupira;
• Números (sucessor e antecessor);
• Filme do Curupira.
METODOLOGIA:
• Leitura de textos sobre a Lenda;
• Resumo de outras Lendas;
• Lenda do Curupira;
• Pedir que os alunos desenhem o Curupira;
• Pedir que os alunos identifiquem diferenças e semelhanças entre os desenhos.
• Filme do Curupira;
• Pedir que os alunos percebam diferenças entre as estórias contadas e o filme;
RECURSOS:
• Filme;
• textos
• Chamequinho;
• Data Show
• Trilha;
• Lápis de cor;
• Dados;
• Fita adesiva
AVALIAÇÂO:
A avaliação será feita de forma continua e sistemática, observando o desenvolvimento individual e coletivo do aluno, analisando as atitudes como: respeito, compromisso com o aprendizado. Também através do
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