RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I MATEMÁTICA
Por: Simone Silva • 21/8/2018 • Trabalho acadêmico • 8.126 Palavras (33 Páginas) • 1.224 Visualizações
JONAS DOS SANTOS SILVA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I MATEMÁTICA
LAGARTO - SE
2017
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I MATEMÁTICA
Relatório de Estágio Supervisionado em Matemática I, apresentado ao Curso de Licenciatura em matemática como requisito parcial para conclusão da referida disciplina.
PROFESSOR (A) SUPERVISOR (A)
Gilmar Ferreira
LAGARTO
2017
JONAS DOS SANTOS SILVA
Este relatório foi julgado adequado para obtenção da aprovação na disciplina Estágio Supervisionado Ido Curso de licenciatura em matemática do Instituto Superior de Educação da Faculdade Dom Pedro II.
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
________________________________________
Profª. Esp. Gilmar Ferreira
Orientador (a) supervisor (a) do Estágio
_________________________________________
Profª Esp. Cristiane Pereira Santos da Cruz
Coordenador (a) do Curso de Matemátia
LAGARTO – SE
2017
SUMÁRIO
I- REFLEXÕES SOBRE MINHA CAMINHADA DISCENTE NA FORMAÇÃO DOCENTE
1- Conhecimento de side .......................................
II- INTRODUÇÃO.................................................................................................
1 ANÁLISE DAS APRESENAÇÕES DAS MICROAULAS.........................
2- PERIODO DE OBRSERVAÇÃO DA ESCOLA CAMPO DE ESTÁGIO NO ENSINO FUNDAMENTAL e Médio....................................................................
3.1 Aspectos Físicos....................................................................................
4 - CONCLUSÃO ........................................................................................
5 - RELATOS DIÁRIO DO CAMPO ...........................
6 - RELATOS DIÁRIO DO CAMPO ...........................
REFÊRENCIAS.............................................................................................
ANEXOS
DECLARAÇÃO
FICHA DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
ASPECTOS A SEREM OBSERVADOS NO PROJETO POLÍTICO DA ESCOLA
FICHA DE OBSERVAÇÃO DE ATIVIDADE
FICHA DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO EM DIREÇÃO DE ATIVIDADE
FICHA DE AVALIAÇÃO DO RELATÓRIO
APÊNDICES
PLANO DE AULA DA MICROAULA
ATIVIDADES
FICHA DE AUTOAVALIAÇÃO DO ESTAGIÁRIO
FOTOS
I- Reflexões Sobre Minha Caminhada Discente Na Formação Doente
Eu Jonas dos Santos Silva nascido no povoado Patu na zona rural de Itabaianinha-Se, comecei a estudar na Escola Rural Hildebrando Dias da Costa foi lá que eu fiz a alfabetização e o fundamental básico, nesse período eu era uma criança muito astuta que aprontava bastante, fugia muito das aulas, teve um ano que fui expulso da escola por ter brigado com um colega, no ano seguinte retornei a estudar na mesma escola que tinha sido expulso que ficava perto de minha casa. Na terceira série eu fui reprovado e no ano seguinte comecei a estudar com uma professora que admirava muito e que admiro até hoje que é Jaildes, foi com ela que aprendi bastante na terceira e quarta série. No ano de 2006 mudei para Escola Municipal Pedro Manoel Felix onde dei continuidade nos estudos lá estudei a quinta, sexta e sétima série, foi lá onde tive o prazer de estudar coma professora Marcela e comecei a ter uma apreciação pelo a disciplina de matemática. No ano de 2010 devido às dificuldades financeiras transferi para Escola Jaime da Silveira Carvalho onde estudei a oitava série no período noturno onde finalmente terminei o ensino fundamental. No ano de 2011 ingressei no ensino médio no Colégio Estadual Deputado Raimundo Lima Vieira onde estudei por três anos e conclui o ensino médio em 2013.
II – Apresentação/Introdução
O estágio supervisionado I foi uma das experiências de vida mais surpreendente que já tive como acadêmico, nele vir que o processo de formação docente não se limitava apenas a boas idéias de como manusear uma aula, nele vir que a experiência teórica não é o suficiente para formar um bom professor. Somente em observar a relação entre professor e alunos nos ensinos médios e fundamentais, pra me tornou se evidente que a intimidade entre eles provocavam uma aula produtiva.
O bom professor é o que consegue, enquanto fala, trazer o aluno até a intimidade do movimento de seu pensamento. Sua aula é assim um desafio e não uma “cantiga de ninar”. Seus alunos cansam, não dormem. Cansam porque acompanham as idas e vindas de seu pensamento, surpreendem suas pausas, suas dúvidas, suas incertezas. (FREIRE, 1996, p.86).
Para me o desejo de ser professor começou quando eu ainda estudava a sétima série, mas foi a partir de 2014 que esse sonho começou a se tornar realidade quando ingressei no ensino superior, desde então as exigências acadêmicas passou a ser algo rotineiro em meu cotidiano. A grande quantidade de trabalhos acadêmicos a ser realizado me gabaritou a desenvolver projetos teóricos que me habilita ter uma formação docente qualificada, mas só depois de realizar o estágio foi onde passei a compreender que somente através da prática é que vemos a realidade da profissão a ser exercida e a experiência de estagio me tornara um profissional qualificado.
“O papel das teorias é iluminar e oferecer instrumentos e esquemas para análise e investigação que permitam questionar as práticas institucionalizadas e as ações dos sujeitos e, ao mesmo tempo, colocar elas próprias em questionamento” (PIMENTA, 2012, p.43)
As pesquisas realizadas para desenvolver esse estágio foram traçadas passo a passo para que as mesmas não fossem prejudiciais à elaboração desse projeto, e também tivesse o encaixe necessário com a estrutura. Mas o foco principal ficou com a observação da prática desenvolvida pelos professores regentes, sendo que foram feitas também as observações da estrutura do colégio.
...