RELATÓRIO DO LABORATÓRIO DE GEOLOGIA
Por: felipemohallem • 29/5/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 1.252 Palavras (6 Páginas) • 517 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ
FELIPE MOHALLEM GALHARDO
CAIK ELISIO TONELLI FARIA
RELATÓRIO DO LABORATÓRIO DE GEOLOGIA
ITAJUBÁ
2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ
FELIPE MOHALLEM GALHARDO - 21928
CAIK ELISIO TONELLI FARIA - 32648
RELATÓRIO DO LABORATÓRIO DE GEOLOGIA
Relatório submetido à professor Ivan, como requisito pós laboratorial na disciplina de Geologia da Universidade Federal de Itajubá.
ITAJUBÁ
2014
RESUMO
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO
- ROCHAS ESTUDADAS
- Quartzo
- Feldspato
- Mica
- Turmalina
- Talco
- Caulim
- Hematita
- Calcita
- Topázio
- Amianto
- RESPOSTA
- REFERENCIAS
- INTRODUÇÃO
Minerais são elementos inorgânicos com estrutura cristalina tridimensional definida. No laboratório foram observados onze tipos de rochas e suas respectivas características, tais como dureza, textura, fragilidade, cor, importância econômica e utilidade.
.
- MINERAIS ESTUDADOS
No laboratório foi possível ver e estudar as características de onze tipos de minerais observando seus formatos e detalhes específicos, como também seus usos.
- QUARTZO
O Quartzo, forma química dióxido de silício, SiO², com habito cristalino de um prisma e sistema hexagonal com brilho vítreo, não possui linhas de clivagem (não tem uma linha de corte mais fácil para rompimento), com peso especifico 2,65, seu risco é de cor branca, dureza 7 e ponto de fusão em torno de 700ºC. Existem vários tipos de quartzo, entre eles quartzo hialino (variedade mais pura de quartzo), quartzo fumado (de cores entre castanho claro e preto, caracterizadas pelas radiações emitidas por materiais radioativos ou também pela presença de matéria orgânica), quartzo citrino (apresenta cor amarela, laranja e vermelha, é um tipo de quartzo com impurezas férricas, a maior parte de citrino na realidade é ametista ou quartzo fumado forjados artificialmente), entre outros.
[pic 1]
- FELDSPATO
Mineral com dureza alta (igual a 6), encontrado na natureza de variadas cores, possui o traço branco quando riscado em materias com dureza menor que a dele. O mineral possui duas clivagens (direção de quebra) , sendo classificado dessa forma em dois tipos quanto a sua clivagem , são eles, Ortoclásio( clivagem em 90°- Presença de potássio-K) e Plagioclásio (clivagem diferente de 90° graus- Presença de Sódio e Cálcio- Na e Ca). Possui também como característica a sua forma tabular(“paralelepípedo torto”) com sistema mono ou tri-clínico, facilitando ou seu reconhecimento na natureza. Utilizado principalmente na Industria Cerâmica e Vidreira.
[pic 2]
- MICAS
Forma química geral X2Y4–6Z8O20(OH,F)4 , apresenta uma clivagem perfeita na direção horizontal, seu formato é de uma placa hexagonal com um brilho acetinado e dureza 1, pode apresentar diversas cores, seus tipos mais comumente encontrados são a moscovita (utilizadas em estudos na área de engenharia civil pelo fato de ser altamente sensível ao choque e peso) e a biotita (“mica de ferro” com dureza entre 2.5 e 3).
[pic 3]
- TURMALINA
Um mineral pertencente ao grupo dos silicatos de boro e alumínio , possui uma dureza alta , de 7 a 7,5, possui estrias na vertical e não possui clivagem. A variedade mais comum de turmalina é a Shorlita que seria o mineral de origem escandinava. Encontrado na natureza de diversas cores evidenciando assim sua principal utilização que é no mercado de joias.
[pic 4]
- TALCO
O talco apresenta uma fórmula química Mg3Si4O10(OH)2, textura macia e frágil usado principalmente para perfumaria e sua forma pedra-sabão é muito utilizada para fins artísticos devido sua grande maleabilidade, apresenta-se nas cores branca, esverdeado ou pardo e dureza 1.
[pic 5]
- CAULIM
Minério composto de silicatos de alumínio, utilizado principalmente na fabricação de tintas, cerâmica, papel, além de ser muito utilizado na indústria de cimento. É um dos minerais em maior abundancia na crosta terrestre até 10m de profundidade. Dentre as suas principais caraterísticas físicas tem-se que o mineral não possui brilho, encontrado nas cores branca, cinza e rosa e facilmente fragmentado (friável).
[pic 6]
- HEMATITA
Hematita é um óxido de ferro composição química (Fe2O3) 70% de ferro, pode ser utilizada como gema também chamada de diamante-negro lapidação facetada, também utilizada para pigmentação caracterizada pelo traço vermelho e formato de placa hexagonal. Possui uma grande importância econômica mundial já que é matéria prima básica do aço.
[pic 7]
2.8. CALCITA
A calcita possui dureza relativamente baixa (3), encontrado em grande variedade na natureza, com a coloração branca, cinza ou incolor. Mineral possui 3 direções de clivagem e com estrutura química sendo CaCo³. Bastante utilizado na área agraria para correção da acidez do solo.
...