RESENHA DO ARTIGO: REPENSANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Por: Bruno Paes • 23/9/2021 • Resenha • 580 Palavras (3 Páginas) • 170 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
UNIVERSIDAE ESTADUAL DO PARANÁ - CAMPUS DE CAMPO MOURÃO
RESENHA DO ARTIGO: REPENSANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
BRUNO DA COSTA PAES
CAMPO MOURÃO, 12 DE JUNHO DE 2018
REPENSANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Logo no início de seu artigo, a doutora em educação pela Unicamp Tozoni-Reis relata o fato de que a Educação Ambiental é um resgate daquilo que a sociedade capitalista tem deixado de lado, a preocupação com os problemas ambientais. De acordo com a autora, para o modo capitalista de produção, não é interessante que tenhamos uma visão crítica acerca de tudo aquilo que acontece em nossa volta. Dado esse fator, a Educação Ambiental tem por função o diálogo entre os sujeitos em relação ao espaço em que vivemos, não como anteriormente em que quando se falava da área Ambiental logo se remetia a ideia da natureza, mas sim relacionando tudo isso com as relações sociais e a influência que isso causa no ambiente, pois só assim é capaz de desenvolver um mundo mais sustentável.
Para esboçar suas ideias, a autora salienta o fato de que a preocupação com o ambiente vivido faz parte da história do homem. Desde as primeiras reflexões filosóficas até os mais renomados artistas da história buscam entender os fatores que determinam a regência do funcionamento ambiental. Porém estas questões passaram a se tornarem recorrentes no séc. XX devido as ações praticadas desde a Revolução Industrial na qual a natureza se via em perigo devido as ações antrópicas. Outro evento que contribuiu para que as preocupações ambientais viessem à tona é o lançamento da bomba atômica nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagazaki, devido a isso voltou-se o olhar sobre as ações devastadoras na qual as ações humanas estavam se tomando rumo. Em face a todos esses fatores passaram a se surgirem debates e convenções que colocava cada indivíduo participante na preservação de um mundo sustentável.
Para Tozoni-Reis não há uma unanimidade entre aqueles que praticam a Educação Ambiental, sendo assim que vários conceitos vão sendo construídos acerca dessa disciplina. Essas diferenças de pensamento podem ser divididas em três grandes grupos, aqueles que pensam que ao promover a Educação Ambiental é necessário enfatizar que as ações necessárias são uma total mudança das relações antrópicas em relação a natureza, outra linha de pensamento é a que defende de que a Educação Ambiental deve promover tecnologias para extrair materiais da natureza de maneira sustentável e pro fim tem aqueles que defende que ao se fazer uso do pensamento ambiental tem que trabalhar de maneira política e crítica. Sendo assim se torna evidente que a Educação Ambiental é uma atividade mútua e ao mesmo tempo complexa de cada indivíduo presente na sociedade.
O presente artigo se apresenta de maneira fácil de ser compreendido apesar de abordar um tema bastante complexo. O que é interessante salientar é que se trata de uma leitura chamativa, que desperta no leitor a curiosidade de pesquisar sobre o tema pois a maneira em que a autora aborda o fato de que a Educação Ambiental é necessária, nos faz voltarmos os olhares para os problemas de degradação ambiental e pensar que em larga escala a humanidade tende a padecer devido ao mal uso do ambiente natural.
...