RESUMO DO LIVRO: BIOGEOGRAFIAS DINÂMICAS E TRANSFORMAÇÕES DA NATUREZA
Por: alnso_otk • 23/1/2019 • Resenha • 878 Palavras (4 Páginas) • 1.269 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS - CESC
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA - DHG
DISCIPLINA: BIOGEOGRAFIA
ALUNO: ALONSO SILVA DE OLIVEIRA
RESUMO DO LIVRO: BIOGEOGRAFIAS DINÂMICAS E TRANSFORMAÇÕES DA NATUREZA
Caxias – MA
20/09/2018
Apresentação
O livro tem inicio a partir da exposição do cenário educacional brasileiro, eventos históricos para discutir o cenário das produções cientificas no Brasil, cenário esse que pode ser descrito como tímido se levássemos em consideração a vastidão de exemplos que podem explicar determinados temas, A biogeografia é apresentada como uma das áreas do conhecimento que se encontram submersa nesse problema.
O livro Biogeografias dinâmicas e transformações da natureza surge com a intenção de preencher uma das mais eloqüentes lacunas na produção do conhecimento biogeográfico, se propondo a servir como manual para a introdução ao conhecimento biogeográfico.
Capítulo um
O primeiro capítulo intitulado como: introdução ao estudo da biogeografia trata de uma apresentação da ciência biogeográfica, apresentando de forma bem didática o objeto de estudo da ciência, seu arcabouço histórico e sua preocupação com o estudo da paisagem.
De forma bem sucinta esse capítulo apresenta a relação entre seres vivos, sociedade e os diferentes elementos das paisagens, suas dinâmicas e transformações ao longo do tempo como objeto de estudo da biogeografia, e as fases do desenvolvimento histórico dessa ciência, abordando os métodos, teorias, influencias e feitos da biogeografia, desde o processo de surgimento ate os momentos atuais.
Capítulo dois
No segundo capítulo intitulado como: processos de especiação e padrões de distribuição das espécies, se dedica a entrar de formas mais aprofundada no campo de estudo da biogeografia, abordando as diferenciações dos padrões evolutivos, a coevolução e dos ambientes e dos seres vivos, as grandes regiões biogeográficas do planeta e a classificação das áreas de distribuição.
Após a apresentação e menções relevantes feitas no capítulo um, o livro começa a se aprofundar mais nos conteúdos apresentados anteriormente, abordando um conteúdo mais “técnico” porem fazendo uso de exemplos simples com elementos nacionais e internacionais para facilitar o entendimento do que esta sendo apresentado. Acredito que o foco principal desse conteúdo é apresentar a ideia de que toda a questão evolutiva se dar de forma sistêmica com o ambiente em que o ser está inserido.
Capítulo três
No terceiro capítulo intitulado: padrões de extinção e conservação da biodiversidade se propõe a esclarecer sobre a localização da biodiversidade no planeta, fazer uma introdução às espécies exóticas e os impactos ambientais, os mecanismos de fragmentação da paisagem e questões de conservação da biodiversidade.
Após ser apresentada no capítulo anterior a importância da adaptação às mudanças ambientais para o processo de evolução, fica claro a importância que o ambiente possui para a existência da vida, assim como também para a extinção, nesse capítulo o homem passa a ter um foco maior como agente transformador, e passa a se falar mais em conservação e impactos ambientais. E discutido os eventos de modificação das paisagens feitos de forma digamos não natural (fito pelos homens), desde realocação de animais de seu habitat natural ou sua mudança de biomas, até o uso da modificação do espaço para o uso humano, e seus impactos no ecossistema.
...