Rabalho Interdisciplinar com o tema inclusão social apresentado à faculdade ESAMC Santos
Por: Bruno Lara • 22/11/2016 • Ensaio • 7.281 Palavras (30 Páginas) • 738 Visualizações
[pic 2]
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA – 1º SEMESTRE – MATUTINO
BRUNO DA SILVA LARA CARDOSO
EMERSON BARBOSA DA SILVA
LEONARDO SANTOS COSTA JUNIOR
LETICIA FREITAS NEVES
LUCAS PATRICK SENA DA SILVA
PALOMA DA GAMA SILVA
PATRICK DOS SANTOS ALVES
ROBSON SOUZA BENEDITO
THIAGO MACEDO DOS SANTOS
WESLEY ANTONIO DE OLIVEIRA JÚNIOR
PROJETO INTERDISCIPLINAR
SANTOS– SP
2016
BRUNO DA SILVA LARA CARDOSO
EMERSON BARBOSA DA SILVA
LEONARDO SANTOS COSTA JUNIOR
LETICIA FREITAS NEVES
LUCAS PATRICK SENA DA SILVA
PALOMA DA GAMA SILVA
PATRICK DOS SANTOS ALVES
ROBSON SOUZA BENEDITO
THIAGO MACEDO DOS SANTOS
WESLEY ANTONIO DE OLIVEIRA JÚNIOR
PROJETO INTERDISCIPLINAR
Trabalho Interdisciplinar com o tema inclusão social apresentado à faculdade ESAMC Santos, sob a orientação do Professor Allan de Gasperi. |
SANTOS – SP
2016
Agradecemos aos nossos orientadores, por toda a assistência, paciência, competência e sabedoria em passar seus conhecimentos, não só técnicos, mas também de vivências, aos estudantes.
Dedicamos esse trabalho a todos que estudam, se esforçam, e batalham todos os dias por um futuro promissor no mercado profissional.
“Empreendedores são aqueles que entendem que há uma pequena diferença entre obstáculos e oportunidades e são capazes de transformar ambos em vantagem.”
(Nicolau Maquiavel)
SUMÁRIO
1 INCLUSÂO SOCIAL 07
1.1 Definição 07
1.2 Processo de exclusão 07
1.3 O que é 08
1.4 Cenário Brasileiro de inclusão social 09
1.5 Autismo 10
2 AUTISMO 11
2.1 Definição 11
2.2 Números Populacionais 13
2.3 Programas Existentes 14
3 ESCOPO 16
3.1 EAP.....................................................................................................17
4 PROJETO...................................................................................................18
4.1 Processo de senvolvimento do Jogo 18
4.2 Processo de senvolvimento do Site 21
4.3 Integração entre jogo e site 14
5 DETALHAMENTO DAS ATIVIDADES........................................................24
5.1 Pesquisas 24
5.2 Seleção de Palavras 26
5.3 Jogo 27
5.4 Site 28
5.5 Conscientização 30
6 REFERÊNCIAS...........................................................................................34
1 Inclusão SOCIAL
1.1 Definição
A Inclusão social é um conjunto de normas, leis e ações que defende o conceito de que cada cidadão pertencente que vive no nosso núcleo social de ser tratado e possuir as mesmas oportunidades do que os demais cidadãos, mesmo esse cidadão em particular possuindo alguma caraterística física ou mental que fuja do padrão estipulado pela sociedade.
1.2 Processo de Exclusão
Segundo Maria Regina Cazzaniga Maciel hoje milhares de pessoas com algum tipo de deficiência estão sendo descriminadas e excluídas do mercado de trabalho. O processo de exclusão social de pessoas principalmente com deficiência ou alguma necessidade especial é tão antigo quanto a socialização do homem.
O processo de exclusão vem desde os seus primórdios, sempre inabilitando os portadores de deficiência, marginalizandoos e privandoos de liberdade, isso ocorre quando a mentalidade da sociedade assim como o seu preconceito é maior do que a vontade de acolhelos. As sociedades antepassadas não aceitavam a deficiência provocando uma exclusão quase total das pessoas que as portavam, isto devese ao fato da sociedade, possuir um modelo Homem, ou seja, cada pessoa elege um padrão e todos os que fujam a ele são olhados de má forma. A inclusão escolar fortalecida pela declaração de Salamanca, não resolve todos os problemas, pois o processo de exclusão é anterior ao período de escolarização, iniciandose no nascimento ou exatamente no momento em que aparece algum tipo de deficiência física ou mental.
A necessidade de se sentir pertencente a um grupo é inerente ao Homem. Desde que este começou a formar uma comunidade, existe desejo de viver em sociedade com o seu semelhante ou seja quando alguém percebese isolado a margem de algum grupo, é natural que surjam tentativas de integra-lo novamente a sociedade quer seja por parte dos próprios excluídos ou por parte da sociedade que a princípio o excluiu.
1.3 O que é
A inclusão social não é nada mais do que um conjunto de leis que tem como principal objetivo inserir pessoas que por algum motivo (físico ou psicológico) é de alguma forma excluído da sociedade.
A primeira etapa para chegarmos a uma real inclusão social é definirmos quem são os indivíduos que de alguma forma são considerados os 'excluídos' pela sociedade, e para chegarmos a tal feito temos que considerar a ideia de que para a sociedade em geral o padrão são indivíduos tanto do sexo feminino como masculino que são heterossexuais, possuem plenas capacidades físicas e mentais, possuem estudos (mesmo que básicos) e capacidade de se sustentar financeiramente. Mas porque a sociedade em geral considera esse o padrão? É bem simples chegarmos a essa resposta a sociedade considera esse o padrão porque esses indivíduos são a maioria e também das pessoas que não pertencem a esse grupo durante anos sofrerem preconceitos e muitas vezes até mesmo eram escondidas da sociedade pelos seus familiares. Agora que já descobrimos quais são os indivíduos considerados 'padrões' pela sociedade, automaticamente também descobrimos quais são os indivíduos que são considerados diferentes e maioria das vezes são os excluídos pela sociedade.
...