Relatório Sobre a Umbanda
Por: jose47 • 19/11/2017 • Projeto de pesquisa • 718 Palavras (3 Páginas) • 942 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ[pic 1]
CAMPUS VII - NUCLEO DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA
CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO-CCSE
LICIENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA CULTURAL
DOCENTE: Esp. JERONIMO CAVALCANTE DANTAS DA SILVA
WALKER JOSÉ DE SOUSA OLIVEIRA
RELATÓRIO:
A UMBANDA E SUA HISTORIA.
Conceição do Araguaia
2017
RELATÓRIO SOBRE A HISTÓRIA E CURIOSIDADES DA UMBANDA
A umbanda e uma religião afro-brasileira que mistura elementos do espiritismo e do catolicismo e de seitas trazidas pelos escravos, como o candomblé. Uma reunião de fiés para um ritual de Umbanda é chamada de “seção”, conduzida por um homem ou mulher (“Pai ou Mãe de Santo”), também chamado de “chefe de terreiro”. De acordo com que os rapazes falaram em sala, eles poderiam incorporar espírito de pessoas mortas, chamadas “Entidades”. Estes espíritos podem ser Cabocos (índios), figuras religiosas, doutores, negros africanos ou brasileiros (“Pretos Velhos”, “Pai Arruda”, “pai Antonio”, “tia Joana” etc..).
Estas incorporações acontecem durante as sessões no terreiro um aposento grande com um altar, onde membros cantam, dançam ou apenas pedem conselhos à entidade. É durante a sessão o chefe de terreiro é ajudado por homens e mulheres não importando a opção sexual cor, raça ou posição social, já que a umbanda prega a igualdade entres os seres, ou seja, que somos iguais perante o DEUS único, estes que ajudam são chamados “Filhos de Santo”. Se estas reuniões acontecem na rua, ou em ouros lugares externos em geral, são chamadas “Obrigações”, onde os membros oferecem alimentos, flores e presentes às entidades.
A umbanda como foi falado em sala é muito criticada e chamada também de “Macumba” por alguns brasileiros, principalmente pelos evangélicos, mas isto e errado. Realmente, a macumba é outra ramificação afro-brasileira denominada “Quimbanda” ou “Magia Negra”, considerada por especialistas de Umbanda como uma distorção, por que e baseada na pratica do mal, destinada a prejudicar inimigos presumidos, invocando espíritos atrasados, como “Kiumba”, “Pomba-Gira”. E assim devemos distinguir muito bem a diferença entra Umbanda e Macumba. Os rituais de magia branca verdadeira – a umbanda é feita apenas para melhorar a vida de uma pessoa, para praticar o bem, nunca prejudicar quem quer que seja.
E a união (tanto dos negros africanos como dos índios desencarnados) ao grande Oriente luminoso nasceu o movimento Umbandista, o culto às forças puras da natureza como manifestação do todo poderoso. Entre o final do século XIX e começo do século XX milhares de espíritos de negros reencarnavam em corpos de brancos trazendo subconsciente a ultima encarnação retida pelos Orixás do panteão Africano, sendo assim o dom da mediunidade explodiu em todos os lugares. Enganam-se aqueles que pensão que há diferenças entre Orixás. Um mediador de umbanda tem orixás iguais aos mediadores do Candomblé. Há apenas uma diferença: tem maior liberdade de ação, e não precisam de tantos rituais para servir aos Orixás Maiores.
...