Relatório da Estação Meteorológica
Por: Gabriel Aguiar • 20/5/2018 • Relatório de pesquisa • 999 Palavras (4 Páginas) • 337 Visualizações
No dia 19 de junho de 2017, a turma do primeiro período de geografia bacharelado, fez uma aula de campo sobe a orientação do Prof. M. Sc. Jose Alves Costa, na estação climatológica localizada no campus da Universidade Federal do Acre (UFAC), com o objetivo de mostra aos discentes como funcionar os métodos de coletas dos elementos da atmosfera para previsão do tempo.
Uma estação meteorológica contém vários equipamentos para o estudo de diferentes fenômenos da atmosfera como o vento, precipitação, umidade, evaporação, radiação e insolação.
Os equipamentos que ainda se encontra na estação da universidade somente 5 estão em funcionamento, outros como o orvalhógrafo, evaportranspirômetros, tanque de evaporação, anemógrafo universal, barômetro e barógrafo foram desativados por precisarem de obras após a sua mudança de local, ou foram substituídos por modelos automáticos que fazem toda as analise por computadores remotos.
O método de construção, coletas de dados, analise e disposição dos equipamentos de uma estação climatológica segue um patrão universal, pois o Instituto Nacional de Meteorologia (INEMET), que é responsável pela coleta e armazenamento de dados, mantem uma comunicação com outros países por meio do Sistema Global de Telecomunicação Meteorológica.
O Sistema Global de Telecomunicação Meteorológica, do Programa de Vigilância Meteorológica Mundial, é formado por um circuito tronco principal que interliga os Centros Meteorológicos Mundiais situados em Washington, Moscou e Melbourne.
(TUBELIS; NASCIMENTO, 1980, p. 350).
Cerca de 10 anos atrás tiveram que mudar o local da estação, que era originalmente onde hoje se localiza os prédios de engenharia, pois, com o crescimento da universidade, passou a ter um fluxo de carros e de ônibus que causavam interferência nas coletas, nessa mudança somente o cercado de dentro foi preservado e alguns equipamentos, na imagem abaixo podemos observa como seria a estação com todos os seus equipamentos.
Figura 1 - Planta baixa de uma Estação Climatológica.
Fonte: UFVJM.
1-HELIÓGRAFO registra a insolação e a duração do brilho solar em horas e décimos de horas das 06:00 as 18:00, por meio de uma fita heliográfica, que é queimada na linha branca que representa as horas, e por meio desse registro o leiturista sabe em que momento começou o brilho do sol, e qual período não teve insolação, a trocar dessa fita é feita todo dia, e são utilizados 3 tipos de fitas ao decorrer do ano por causa do movimento aparente do sol. ACTINÓGRAFO serve para medir a radiação solar ao longo do dia e é automático, mas esse equipamento quebrou.
Figura 2 - Heliógrafo.
2-GEOTERMÔMETROS são 5 termômetros que ficam enterrados em 5, 10, 20, 40 e 100 cm para medir a variação de temperatura em diferentes profundidades e avaliar a capacidade de transmissão e armazenamento de calor que cada superfície possui, o calor que é absorvido tende a ser transportado para diferentes profundidades, dependendo da natureza da superfície. As leituras são sempre inversas entre 6 e 18 horas, pois quando é 6 horas o termômetro de 5 cm indica que a superfície da mais fria, mas a de 100 cm está mais quente, já nas 18 horas isso infete, a de 5 cm vai estar mais quente e a de 100 cm mais fria.
Figura 3 – Geotermômetro.
Fonte: Meteorologia e climatologia. p. 65.
3-PLUVIÓGRAFO é um equipamento automático que serve para medir a precipitação por meio de um gráfico, que mostra que horas a chuva começou e quando terminou, e a quantidade de chuva em milímetro, assim como o 5-PLUVIÔMETRO só que esse é manual e é feita três leituras ao decorrer do dia, se na hora da coleta o leiturista anoutou 10 mm, isso quer disse que choveu 10 L em cada metro quadrado.
Figura 4.1 - Pluviógrafo .
...