Relatório De Estagio
Trabalho Universitário: Relatório De Estagio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cliciaD • 8/10/2013 • 1.882 Palavras (8 Páginas) • 470 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
CENTRO DE EDUCAÇÃO- CEDUC
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA – DG
CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I, REALIZADO NO COLÉGIO MUNICIPAL MONSENHOR STANISLAW OLIVEDOS – PB
Daniel Campos Martins
Clícia Danielle Moura Guimarães
Campina Grande / PB, novembro de 2012.
RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I REALIZADO NO COLÉGIO MUNICIPAL MONSENHOR STANISLAW OLIVEDOS – PB
Relatório de estágio ocorrido entre as datas 08 a 29 de outubro de 2012, com carga horária de 12 horas/aulas, observado pela discente Clícia Danielle Moura Guimarães, matricula 111300100, realizado sob orientação do docente Daniel Campos Martins, docente na instituição de ensino Universidade Estadual da Paraíba.
Campina Grande / PB, novembro de 2012.
Sumário
1. Introdução__________________________________________________________04
2. Fundamentação teórica________________________________________________05
3. Diagnóstico da escola_________________________________________________07
3.1. Localização da escola_______________________________________________07
3.2. Dados da escola____________________________________________________08
4. Pesquisa realizada: resultados e discussão_________________________________11
5. Considerações finais__________________________________________________12 Referências___________________________________________________________13
1. INTRODUÇÃO
O presente relatório é referente ao Estagio Supervisionado I do curso Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O estagio foi realizado no Colégio Municipal Monsenhor Stanislaw (CMMS) na cidade de Olivedos – PB.
O estagio supervisionado I se constitui uma das etapas mais importantes na vida acadêmica dos estudantes de licenciatura, pois é através dessa etapa do curso em que os futuros professores terão o primeiro contato com a sala de aula, e a partir daí ele irá analisar esse espaço que também é geográfico, e por consequência cheio de contradições, nesse primeiro contato o estagiário irá apenas observar e analisar esse ambiente que se constitui das seguintes etapas: Diagnostico da escola, nessa etapa o estagiário estará incumbido de observar a escola como um todo, estrutura, composição projetos desenvolvidos, números de alunos, professores, ou seja, uma analise minuciosa do espaço escolar. Observação do professor regente, e ritmos de aprendizagem nas turmas do fundamental maior.
O Estágio é entendido como momento de incorporar as duas realidades entre o professor e aluno, ou seja, é lugar ímpar de contato físico com as suas bases do passado e futuro dentro de uma perspectiva no contexto do âmbito de trabalho. Pode ser, também configurada como parte integrante do processo de formação inicial. Segundo o entendimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDBEN/9394/96). No Art. 82 – Os sistemas de ensino estabelecerão as normas para a realização dos estágios dos alunos regularmente matriculados no ensino médio ou superior em sua jurisdição. Partindo desse princípio constitucional de outras leis complementares no âmbito dos poderes públicos estaduais e municipais, e normas de regimentos estabelecidas pelas próprias instituições de ensino público ou particular nos institutos, universidades e faculdades; criam suas normas e regras para os estagiários em seus respectivos cursos.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
As mudanças nesse início de século tem acontecido numa velocidade muito grande. Em face a essas transformações é preciso refletir sobre o ensino da Geografia nas séries Finais do Ensino Fundamental I, não só em relação aos métodos de abordagens utilizados, como também acerca da relevância educativa dos conteúdos e temas a serem trabalhados, pois, é preciso dar condições aos alunos de pensar e agir, buscando elementos que permitam compreender e explicar o mundo em permanente reinvenção.
A visão de Pimenta (1997, p. 21) o Estágio Supervisionado em qualquer área do conhecimento, "as atividades que os alunos deverão realizar durante o seu curso de formação são algumas atividades em campo de trabalho". Os estágios são vinculados ao componente curricular cujo objetivo é o preparo do licenciamento para o exercício do magistério em determinada área de ensino ou disciplina de ensino fundamental ll e ensino médio, para que os futuros discentes sejam conhecedores das realidades no campo de trabalho. Percebe-se que as universidades preparam “teoricamente” os alunos, porém, o chamado domínio de conteúdo, afinidade, somente serão adquiridos na prática.
Em entendimento há algumas bases teóricas onde estágio supervisionado é visto como link de interligação na busca de eloquência profissional, visando a identificação entre os futuros suportes pedagógicos, e o que o futuro professor terá após sua formação. Também, destaca-se como marco importante para condensação de conhecimentos, as pequenas falhas e acertos cometidos por nós que pode fazer toda a diferença na busca constante de encaminhamentos metodológicos para alcançarmos os objetivos propostos em nossas aulas.
No passado o ensino de Geografia era basicamente pautado, na descrição dos aspectos naturais do planeta, transmitido aos alunos um conjunto de informações sem sentido contextual a ser memorizado. Nesse pensamento muitos estudantes e professores defrontavam frentes a tantas dificuldades provocadas pelas mazelas dos métodos de ensino adotados na época. Dessa forma, os educandos
...