Relatório "Uma Nova Globalização" - Milton Santos
Monografias: Relatório "Uma Nova Globalização" - Milton Santos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: isacrew_ • 7/10/2014 • 330 Palavras (2 Páginas) • 3.549 Visualizações
Universidade Federal de Juiz de Fora
Geografia Agrária
Professor: Leonardo Carneiro
Aluna: Isabela Barros Ribeiro
Relatório sobre o documentário “Por uma nova globalização” – Milton Santos:
Neste documentário, Milton Santos propõe uma análise da globalização, a partir de um ponto de vista contrário do que nos é habitualmente apresentando, como um processo positivo que permite as pessoas o aprofundamento internacional da integração econômica, social, cultural, política. Mas como um processo de exclusão e de desigualdade. A principal critica de Milton é: quais indivíduos de fato esta atual globalização beneficia? E se é possível dar novos rumos a atual história social no período da globalização?
Para Milton, a globalização privilegia sempre os mais fortes em detrimento dos mais fracos e a informação e o dinheiro são pontos categóricos da perversidade. A informação é usada por alguns para interesses próprios, com o objetivo de manipular e convencer a população global de seus interesses. Para Santos esta informação é uma tentativa de nos manipular e convencer dos atos perversos mascarados por uma cordialidade do mercado.
Ele coloca o dinheiro como o centro de todas as ações. E, desta forma, o homem perde importantes valores de humanidade, por exemplo, a compaixão e a solidariedade. Atualmente, o outro é visto como um inimigo a ser vencido, um obstáculo, um concorrente. E paralelo a isso, aumenta a cada dia o desemprego, a pobreza, a fome, a infelicidade e o egoísmo das pessoas.
Milton Santos nos incita a pensar numa nova globalização. Uma globalização realmente integradora e que sirva de ferramenta para a construção de um mundo melhor e mais justo, onde não sejam visados apenas os lucros, a produção, o capital. Mas que as pessoas se desenvolvam humanamente e aprendam a pensar, questionar e fazer aquilo que as deixam feliz, não apenas para receber salários, ou ter uma posição social, mas para viver e estar no mundo de uma maneira mais consciente e feliz.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único a consciência universal. 19ª Ed; Rio de Janeiro: Record, 2010.
...