Relatório de Climatologia
Por: mansocram • 9/3/2018 • Projeto de pesquisa • 2.013 Palavras (9 Páginas) • 363 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
DISCIPLINA: CLIMATOLOGIA
José Airton Canuto Bezerra
Marcos Antônio do Nascimento
Roberto Helber Correia Alves
FORTALEZA / 2014
SUMÁRIO[pic 2]
INTRODUÇÃO................................................................................................... 3
ANÁLISE TOPOCLIMÁTICA DO PERCURSO FORTALEZA.............................4
GRAFICOS DAS ANALISES TOPOCLIMATICAS..............................................9
LEVANTAMENTO MICROCLIMATICO DE UBAJARA.....................................11
CONCLUSÃO....................................................................................................27
BIBLIOGRAFIA..................................................................................................28
INTRODUÇÃO
A climatologia tem como objetivo tentar entender o funcionamento do clima tal qual o meteorologista, ela também estuda o impacto dos elementos climáticos sobre a população. O presente relatório tem o propósito de repassar os estudos, experiências e dados coletados durante a aula de campo realizada entre 02/09 e 04/09 em determinadas cidades do Ceará. Em Ubajara foram coletados dados significantes, nessa cidade serão apresentados informações climáticas na forma de gráficos, textos e fotos. Mostrando a importância do estudo da climatologia, nessa aula de campo comprovaremos na prática o conhecimento que adquirimos em sala de aula.
ANÁLISE TOPOCLIMÁTICA DO PERCURSO FORTALEZA-TIANGUÁ[pic 3]
1ª Parada: Fortaleza, Barra do Ceará.[pic 4]
Localizada nas coordenadas: 3º 73’ 0” S / 38º 58’ 0” com Altitude de 0m, sua unidade Geoambiental é a Planície Litorânea.
Planície Litorânea: é uma planície situada ao longo do litoral brasileiro, possui aproximadamente 620 quilômetros de comprimento e cerca de 100 km de largura. Ela estende-se a partir do Amapá, formando uma faixa descontínua e de largura irregular
FONTE: Instituto de Ciências do Mar, LABOMAR - UFC
2ª Parada: Caucaia, Posto de Gasolina.
Localizada nas coordenadas : S 3º45’50” O 38º45’51”, sua unidade com altitude de 42m, sua unidade Geoambiental é o Tabuleiro pré-litorâneo.
Os tabuleiros pré-litorâneos representam a faixa de transição entre o domínio das terras altas e da planície costeira, moldados nos sedimentos mio-pleistocênico da Formação Barreiras. Sua distribuição é ao longo da linha de costa estando situados na retaguarda da frente marinha, sendo interrompidos pelos estuários dos rios que atingem o litoral. Sua forma de relevo é tabular e é dissecado pelos riachos litorâneos de vales alongados e fundo chato.
FONTE: Instituto de Ciências do Mar, LABOMAR – UFC
3ª Parada: Itapagé, Posto de combustível.
Localizada nas coordenadas: S 3º41’47” O 39º34’46”, sua unidade com altitude de 260m, sua unidade Geoambiental é o Maciço Residual.
Maciços Residuais: caracterizam-se por elevações geralmente formadas por grandes penhascos rochosos, que ocorrem em algumas áreas de planícies dos sertões de Sergipe, Alagoas, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, em áreas de altitude entre 200 a 500 metros. Solos profundos e de alta fertilidade natural ocorrem com frequência nos piemontes das elevações.
A vegetação nativa é a caatinga hipoxerófila, com ocorrência de florestas caducifólia em pequenas regiões.
.
Fonte: http://www.uep.cnps.embrapa.br/zoneamentos_zane.php
4ª Parada: Irauçuba
Localizada nas coordenadas: S 3º46’15” O 39º46’50”, sua unidade com altitude de 185m, sua unidade Geoambiental é o Maciço Residual.
5ª Parada: Tianguá (Pousada Pe. Cicero )
Localizada nas coordenadas: S 3º43’06” O 39º46’50”, com altitude de 810m, sua unidade Geoambiental é o Planalto Sedimentar Úmido
GRAFICOS DAS ANALISES TOPOCLIMATICAS DA CIDADES NO DIA 02.09.2014
[pic 5]
Relação das temperaturas efetivas nas cidades citadas no dia 02/09, dados levantados pela equipe.
[pic 6]
Relação da Umidade relativa o ar entre 09:20 e 18:10 dia 02/09
VELOCIDADE MÍNIMA E MÁXIMA DO VENTO NAS CIDADES
[pic 7]
Nesta tabela é observado que ao decorrer do dia a velocidade do vento vai diminuindo à medida que a altitude vai aumentando.
[pic 8]
LEVANTAMENTO MICROCLIMATICO DE UBAJARA
No dia 03/09/2014 a turma do 02º semestre de Geografia da UFC, realizou uma coleta de dados climáticos na cidade de Ubajara, a turma foi dividida em 5 equipes , elas foram espalhadas em pontos estratégicos da cidade , cada equipe registrou informações durante todo o dia de 8:00 as 18:00, os dados coletados foram: temperatura no bulbo seco, temperatura no bulbo molhado, umidade relativa do ar, direção e velocidade do vento, visibilidade, nebulosidade, tipos de nuvem e sensação térmica. Foram utilizados aparelhos como: espectrômetro, Escala de Beaufort, Anemômetro, bússola.
...