Relatório de Observação
Por: 99114767 • 17/12/2018 • Trabalho acadêmico • 451 Palavras (2 Páginas) • 281 Visualizações
Relatório de Observação
Realizei minha observação em uma turma de 6° ano do ensino fundamental, em uma escola urbana da rede estadual pública do município de Pirapora-MG. A turma do 6° ano é composta por 34 alunos, sendo que há uma inclusão de meninas e meninos. A observação foi realizada no dia 05/10/2017 (Quinta-Feira), no período de 14:40hs às 15:30hs, ou seja 3° horário de aula. Onde analisei o modelo educacional e identifiquei esses modelos para prática pedagógica. Com o objetivo de verificar qual tendência pedagógica e escola o professor(a), está inserido. Sendo que as tendências pedagógicas são classificadas em liberais e progressistas:
Pedagogia Liberal:
- Tradicional;
- Renovada (Nova);
- Tecnicista;
Pedagogia Progressista:
- Crítica;
- Dialética;
De acordo com o depoimento da professora, diante de sua própria opinião ela relatou que se enquadra tanto na escola tradicional, quanto na crítica, pois ela disse que vai depender da turma e dos meios disponibilizados para que ela se encaixe em tais tendências. Não contentando com a resposta, eu (Géssica ), perguntei-a como ela fazia esta separação? Ela respondeu que, por exemplo, na turma do 9° ela se enquadrava mais na crítica, pois os alunos são mais maduros, e ela conseguia explorar tanto a parte teórica, quanto a prática, e que os alunos conseguiam interpretar, e até mesmo com posturas pessimistas, com certos tipos de exigências. Já com a turma do 6° ano, ela disse que se enquadra mais na tradicional, pois os conteúdos ministrados na turma, é muito trabalhado conceitos, e que quando vai colocar em prática a realidade é totalmente outra da que havia planejada. Talvez por serem alunos mais novos, são muito indisciplinados. Ao acompanhar a aula na turma do 6° ano, constatei que a professora se enquadra na tendência liberal tradicional, onde sustenta a idéia de que a escola tem por função de preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais e de acordo com a força de vontade dos indivíduos. Nesse sentido, percebe-se que este método está baseado no conhecimento do professor, onde o professor se torna o centro do processo de aprendizagem, pois é ele quem detém o conhecimento, e cabe a ele transmiti-lo aos alunos. É uma relação, em que o aluno é o receptor, e o professor, o transmissor de todo o conhecimento historicamente construído. O aluno é educado para alcançar o seu próprio esforço.
Para garantir o melhor desenvolvimento do conhecimento da criança, essa tendência propõe alguns passos formais: preparação - revisão do conteúdo anterior; apresentação - o professor repassa o novo conhecimento; assimilação - o aluno faz ligação do novo com o velho, percebendo semelhanças e diferenças; generalização - o aluno constrói concepções abstratas a partir de suas experiências; aplicações por meio de exercícios o aluno aplica o que aprendeu.
...