Resumo sobre Empreendedorismo e Novos Negócios
Por: zeribeiro • 6/6/2015 • Relatório de pesquisa • 1.227 Palavras (5 Páginas) • 459 Visualizações
Resumo sobre Empreendedorismo e Novos Negócios realizado por Gilvan Teixeira da Rosa, para o Curso Agronegócio, Turma 03.
O empreendedorismo é muito mais que a criação de um novo negócio. A maioria das pequenas empresa não são especificamente inovadoras e o objetivo da maioria dos empreendedores é alcançar a independência profissional em vez de criar negócios inovadores. O empreendedor opta por ou é forçado a criar um novo negócio a fim de explorar a inovação.
Os diferentes motivos e mecanismos do empreendedorismo: Empreendedores como um modo de vida são os que procuram independência e desejam ganhar a vida com base nas suas possibilidades e valores pessoais; Empreendedores do crescimento têm como objetivo se tornar ricos e poderosos por meio da criação e do crescimento agressivo de novos negócios e Empreendedores inovadores, os que são guiados pelo desejo de criar ou mudar, seja no setor privado, público ou no terceiro setor.
Em um contexto que ofereça acesso a recursos adequados, não importa o quão empreendedor o individuo seja. O empreendedor típico enfatizam experiências passadas e dão mais ênfase aos fatores pessoais que afetam a criação de novos negócios como; Histórico religioso e familiar; Educação formal e experiência profissional previam e Perfil psicológico. As possíveis barreiras ao empreendedorismo social são: relacionamentos e confiança em redes informais e restrições de nacionalidade ou étnicas.
Um empreendimento de tecnologia é a interação entre habilidades individuais e de disposição, características de mercado e tecnológicas. Iniciar um novo empreendimento começa com o desejo de ganhar independência fugindo da burocracia de uma grandiosa organização. Grau de escolaridade e treinamentos são fatores importantíssimos que distinguem os fundadores de novos empreendimentos tecnológicos de outros empreendedores. Ao contrario de empreendedores comuns os empreendedores de tecnologia necessitam de conquistas moderadas e baixa necessidade de afiliação, tendo a necessidade por independência em vez de sucesso.
Empresas incubadoras entram com os empreendedores técnicos e as instituições acadêmicas associadas com mão de obra qualificada ou associada. Um sistema empreendedor de sucesso precisa da participação de uma diversidade de atores e instituições empreendedoras, incluindo pequenas e grandes empresas, universidades e fontes de financiamento e de apoio.
Inventores e empreendedores, pequenos e grandes empresas coexistem e fazem contribuições diferentes. Grandes empresas estão mais aptas a explorar economias de escala e de escopo em inovação (pesquisa, desenvolvimento, produção e vendas).
As atividades na área de inovação e de criação de empresas de base tecnológica são consideradas indicadores de desenvolvimento econômico. O sucesso de uma empresa no mercado global e competitivo depende da diferenciação em relação à concorrência. É o que se pode chamar de gestão da inovação, outras duas variáveis são essenciais para o desenvolvimento organizacional: a tecnologia e o empreendedorismo.
As empresas precisam de condições que lhes permitam inovar, o que poderá ocorrer a partir do emprego adequado das tecnologias existentes através da aprendizagem organizacional. Investir em novas tecnologias para a formação dos profissionais, implantar métodos sofisticados de treinamento para aproveitamento desses avanços, aperfeiçoar o controles de qualidade e criar sistemas de informações adequados às condições do mercado são uma forma de responder às oportunidades proporcionadas pela globalização e elevar o nível de desenvolvimento da empresa. Essas são algumas das ações que uma empresa empreendedora utiliza para se manter no mercado.
O processo de aprendizado e a formação de pessoas para a inovação é a melhor estratégia para o desenvolvimento da empresa de base tecnológica, de forma competitiva e empreendedora. Os empreendedores de sucesso sabem como identificar e aproveitar as oportunidades. Como características os empreendedores são: flexíveis, atualizados permanentemente, motivados e comprometidos, apresentam atitude proativa e disponível às mudanças; foca seu raciocínio na resolução de problemas, é eficaz e evita situações estressantes.
Dentre as competências de um empreendedor tem-se: encontra oportunidade de trabalho em várias áreas do negócio, controla seu próprio destino e gerencia seu tempo com coerência, lidando com seus clientes sem intermediários.
Para ser empreendedor é fundamental acreditar na liberdade de iniciativa, visualizar a própria capacidade de decisão, perceber novas ideias como grandes oportunidades para a independência financeira, gerenciar os negócios assumindo as responsabilidades de administrar num século onde as empresas são competitivas e buscam a excelência na gestão.
Sobre a espiritualidade do empreendedor e da empresa empreendedora a necessidade de realização, surge como um valor que impulsiona às mudanças tanto no cenário familiar, social como no laboral. A necessidade de realização leva os empreendedores a continuar trabalhando, motivado pelo desejo de fazer o que gostam. A necessidade de realização
...