SISTEMA FLEXIVEIS DE MANUFATURA
Artigo: SISTEMA FLEXIVEIS DE MANUFATURA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: jeske • 31/3/2014 • 4.874 Palavras (20 Páginas) • 1.016 Visualizações
SISTEMA FLEXIVEIS DE MANUFATURA
Um sistema flexível de manufatura é um tipo de processo industrial que permite que os equipamentos sejam utilizados para mais de uma finalidade. No chão de fábrica, muitas vezes, um mesmo equipamento é aproveitado para fazer peças personalizadas, ou confeccionar peças diferentes de inúmeros modelos. Em algumas plantas industriais, este tipo de sistema de manufatura flexível pode ser programado manualmente, mas é mais adequado, seguro e preciso quando é controlado por um computador e monitorado através de um processo totalmente automatizado.
O principal objetivo de um sistema de manufatura flexível com uso de equipamentos industriais é oferecer a velocidade necessária para atender as necessidades e condições de mercado rapidamente, mas sem sacrificar a qualidade da produção e nem dos produtos acabados. O equipamento que faz isso de forma mais eficaz é provavelmente concebido para duas ou mais finalidades. Embora seja possível modificar ou adaptar alguns tipos de equipamentos industriais para fazer um trabalho de forma adequada, os sistemas de produção mais flexíveis são projetados para mais de um objetivo.
Embora o equipamento para um sistema de manufatura flexível pode inicialmente ser mais caro do que o equipamento tradicional, o objetivo geral é reduzir as despesas. Os fabricantes podem economizar dinheiro usando o mesmo equipamento essencialmente na execução de duas ou mais funções. O emprego de um equipamento tradicional na fabricação de produtos diferentes pode não apenas exigir peças diferentes de equipamento, mas também duas linhas diversas e, talvez, duas instalações. Portanto, um sistema de manufatura flexível pode reduzir a sobrecarga, apesar dos maiores custos de start-up inicial.
Um dos exemplos mais comuns de um sistema de manufatura flexível pode ser visto na fabricação de automóveis. Equipamentos que são usados para conectar as portas para um sedan, com apenas alguns ajustes simples, podem ser utilizados para fixar as portas para um veículo utilitário esporte ou algum outro tipo de veículo. Em alguns casos, as máquinas não só destinam-se a produzir ou montar peças diferentes para inúmeros modelos, mas para fazer customizações. Essas personalizações, sem um sistema flexível, levariam muito mais tempo, além de ser muito mais caro para o cliente. A utilização de máquinas com a capacidade de ser flexível não só aceleram o processo, mas atendem a satisfação do cliente, reduzindo o preço.
Introdução
No atual momento de economia globalizada, onde a competição tem se mostrado extremamente acirrada, as avançadas tecnologias e os novos conceitos de administração e gerenciamento da atividade industrial tem assumido um papel preponderante. A busca pela excelência total no tripé custo-qualidade-flexibilidade abre novas fronteiras no aperfeiçoamento de métodos de produção, desenvolvimento e incorporação de novas tecnologias de processamento, trabalho participativo, e facilidade de reconfiguração de sistemas operacionais.
Os sistemas de manufatura tradicionais oferecem uma imbatível relação custo-qualidade, porém não é comum oferecerem flexibilidade. Os novos padrões e atributos de competitividade sinalizam de forma inequívoca que os sistemas de manufatura devam produzir de acordo com as conformidades e exigências do cliente. Dentro deste conceito os Sistemas Flexíveis de Manufatura (FMS), têm apresentado uma resposta adequada a estas necessidades.
CARACTERÍSTICAS DA MANUFATURA FLEXÍVEL
A manufatura flexível corresponde a algumas características de manufatura que
foram incorporadas a partir da década de 80 para que pudesse corresponder a algumas novas
exigências:
•responder efetivamente a momentos de mudança;
•ter capacidade de assumir novas circunstancias;
A flexibilidade é necessária para permitir que um sistema de manufatura possa:
•responder à variedade de produtos, níveis de produção e prazos de entrega.
•manter o desempenho apesar das incertezas de curto prazo
•atender no longo prazo a novos produtos, novos mercado e novos concorrentes
•manter opções para a ignorância decorrentes de ausência de um
direcionamento estratégico.
Para que possa responder efetivamente à variedade de produtos, de níveis de
produção, de prazos de entrega e ainda manter o desempenho nas incertezas um sistema
flexível tem de atender algumas necessidades, de onde podemos retirar suas principais
características. Estamos falando especificamente de:
•flexibilidade na troca de peças em produção;
•flexibilidade nas mudanças de produto;( longo prazo)
•flexibilidade nas montagens de máquina( set-up)
•flexibilidade nas flutuações no volume;
•flexibilidade nas falhas de funcionamento
•flexibilidade nos erros de previsão
Como seriam a s características de um sistema flexível, isto é, capaz de satisfazer
as necessidades acima?
Agostinho (1997) conceitua a flexibilidade através de uma expressão matemática :
n
t I t
si
Z
i
f = 1 – (------------------ i =1-------------)
t d t d
em que podemos destacar os seguintes fatores
suporte administrativo à operação – que pode, em última análise ser evidenciado
pela redução de tempos improdutivos tI.
falemos desse tempo improdutivo:
poderá ser:
de curto prazo tais como interrupções devidas a:
_ falta de ferramentas
...