Sistemas flexiveis de manufatura
Por: josalexandre • 30/3/2016 • Trabalho acadêmico • 2.248 Palavras (9 Páginas) • 818 Visualizações
Sistema Flexíveis de Manufatura
De acordo com alguns estudos podemos concluir que Sistemas Flexíveis de Manufatura que vem do inglês Flexibe Maufaturiing Systens – FMS, utilizado normalmente para implementar a manufatura celular, com maior desenvolvimento tecnológico e na grande parte é automatizada, visando um melhor aproveitamento Um Sistema como esse é formado por várias estações que é capacitado para roteamentos entre elas.
A automação desse Sistema de Manufatura engloba diversas tecnologias, entre elas a automação flexível, máquinas CNC, controle computadorizado de material, tecnologia de grupo.
Esse conceito de Sistema de Manufatura flexível originou-se na Grã - Bretanha por volta do ano de 1960, mas as primeiras instalações ocorreram nos Estados Unidos por volta de 1967, com um sistema denominado Numerical Control em operações de usinagem em máquinas de ferramenta NC.
Na Automação de um processo que usa a tecnologia de Grupo TG com operadores, como automatizá-la? Usa-se uma técnica de agrupamento por semelhanças, onde essas características estejam em um quadro onde o produto, geometrias são semelhantes, par poder então aplicar o FMS.
Alguns aspectos e diferenças entre instalação de um sistema de manufatura e a implementação de uma célula de manufatura manual são: O FMS regular, investimento em novos equipamentos e a célula de manufatura manual pode exigir apenas uma reorganização. O FMS é tecnologicamente mais sofisticado trazendo um maior uso do maquinário, a redução do uso do chão de fábrica, maior capacidade de resposta as mudanças, menores prazos de armazenagem e de produção e maior produtividade.
O que é um Sistema Flexível de Manufatura?
Podemos então deduzir que é uma célula TG altamente automatizada, formada por determinados grupos de processamento de máquinas CNC. O FMS é chamado assim porque pode produzir uma variedade de peças em seus determinados grupos onde pose-se controlar os tipos e quantidades a serem produzidas conforme a necessidade.
O fator usinagem é onde se tem uma maior aplicação do FMS, mas ele tem uma infinidade de aplicações, além da usinagem, um sistema FMS foi criado com uma determinada faixa de tipos, tamanhos e processos.
Um termo a ser considerado para um melhor conhecimento desse sistema seria: Sistema Flexível de Manufatura Automatizada.
Flexibilidade
Um Sistema de Manufatura para ser flexível deve obedecer alguns fatores nos quais seriam a sua identidade, são eles: a identificação e distinção nas variedades de peças ou produtos inclusos no sistema, rapidez na troca de instrumentação operacional e a configuração física.
A mão de obra humana facilita o sistema.
Tipos de FMS
Em cada situação o FMS é projetado com aplicações específicas, ou seja, é uma personalização que satisfaz a necessidade do cliente.
Um sistema flexível é distinto de outro quando realizam operações de processamento ou processo de montagem. Em raros casos um sistema é projetado para executar as duas tarefas.
O processo por usinagem divide-se em: peças rotativas ou prismáticas. Um sistema de usinagem rotativa divide-se em múltiplas estações e são menos comuns do que as prismáticas.
Outra maneira de classificar os Sistemas Flexíveis é pelo número de máquinas ou pelo nível de flexibilidade, podendo ser uma célula de máquina única, um Centro de CNC combinado a um armazenamento de peças para operação autônoma, peças concluídas são retiradas e são colocadas peças brutas.
Uma célula flexível de manufatura FMS, onde temos duas ou três estações de trabalho integrado a um sistema de manuseio de peças onde é interligado a um Sistema de Carga e Descarga.
Um sistema flexível de manufatura possui quatro ou mais estações de processamento que são interligados mecanicamente por um manuseio de peças comum e eletronicamente computadorizado.
Nível de Flexibilidade
A Flexibilidade de um Sistema pode ser aplicado a qualquer sistema com qualquer nível de estações. Sendo que o FMS foi projetado para produzir uma pequena variedade onde o que é conhecido a família das peças buscando – se na uniformização do produto ao invés de ser por semelhança geométrica, tornando mais eficiente as operações por meio do grau de especialização, aumentando a taxa de produção do sistema.
Um FMS de ordem aleatória é necessário quando a família de peças for grande e ter variações na configuração das peças ou na introdução de novos projetos de peças com alterações de engenharia.
Esse sistema é integrado por máquinas de uso geral, com capacidade de absorver as variações nela feita, produzindo peças com sequências variadas.
Componentes do FMS
Define-se como componentes básicos de um Sistema de Manufatura Flexível: Estações de trabalho, armazenagem de material, controle computadorizado, recursos humanos para coordenar e operar o sistema.
Estações de Trabalho
Sabe-se que o equipamento necessário para fazer a montagem vai depender de qual será o trabalho a ser executado. Quando é necessário operações de usinagem utilizamos nas estações máquinas do tipo CNC.
Estações como de Carga e Descarga é um elo do FMS que interage com toda uma fábrica. Esse local deve ser bem projetada para permitir uma situação confortável e segura para o trabalhador.
Estações de usinagem, as mais comuns nos sistemas flexíveis de manufatura, são compostas por máquina e ferramentas CNC, como o torno mecânico, contudo precisam de operadores.
Estações de processamento, tais como, o de fabricação no qual usa-se chapas metálicas conhecidas como Winship, consiste em prensagem, como furação, dobra e conformação.
Processos Flexíveis tem sido desenvolvidos para utilizar o forjamento.
Outras Estações e Equipamentos é comparado a um FMS, a inspeção pode ser implementada no Sistema com um projeto que envolve máquinas de medição de coordenadas, sondas de inspeção e também a visão da máquina, tecnologias que são adicionais ao Sistema.
Sistema de Manuseio e Armazenamento de Materiais
O manuseio depende de algumas situações como promover o deslocamento aleatório e independente de peças de trabalho entre as estações, devido a necessidade de movimentar as peças entre um máquina e outra.
O Sistema de Manuseio tem que dispor de locais adequados para Carga/Descarga, para facilitar a movimentação de peças de trabalho.
O Sistema de Controle é realizado através de uma central de computadores que direcionam a compatibilidade entre as áreas de carga e descarga de armazenamento.
Sistema de Controle Computadorizado
...