SISTEMATIZAÇÃO DAS CARTAS
Por: Rinaldo Jr • 11/4/2019 • Trabalho acadêmico • 1.058 Palavras (5 Páginas) • 196 Visualizações
SISTEMATIZAÇÃO DAS CARTAS 06 e 29 do livro: BAUMAN, Zygmunt. 44 cartas do mundo líquido moderno. Trad. Vera Pereira. Ed. Zahar, 2011.
Carta número 06 – Sexo Virtual
O autor começa o tema com uma citação de Emily Dubberley, autora do livro “Brief Encounters: The Women’s Guide to Casual Sex” (Breves Encontros: O Guia das Mulheres para o Sexo Ocasional), ela é escritora e jornalista britânica especializada em sexo e relacionamentos. Onde escreveu que, em nossos dias, obter sexo “é como encomendar uma pizza...” Demostrando que não há mais necessidade de fletar ou fazer a corte. Bauman comenta que não há ganhos sem perdas e o sexo pela internet não é exceção a essa regra.
Os ganhos são: conveniência, velocidade e garantia contra as consequências. Sites de relacionamentos diz o seguintes: “Encontre parceiros sexuais de verdade esta noite mesmo”, outro voltado ao público gay diz: “O que você quiser, quando quiser”. Isto para o consumo instantâneo, imediato; o desejo e sua satisfação fazem parte do mesmo pacote. Atualmente anúncios prometem prazeres sexuais tão instantâneos quanto fazer café ou sopa em pó. Para o autor eles degradam, condenam e ridicularizam os prazeres espacial ou temporalmente remotos, obtidos com paciência, abnegação e muita boa-vontade.
Isto tudo está associado ao “complexo de impaciência” contido no mundo moderno, de querer o de minha escolha e no momento que eu quiser, sendo possível atualmente por mais pessoas que possuem cartão de crédito, mencionado pelo autor como “varinhas mágicas”.
Para o psicoterapeuta Phillip Hodson a “cultura da gratificação instantânea descartável” traz consigo “vícios, a satisfação obtida diminui a cada nova dose da droga”, para ele o resgate do romantismo que hoje “é dado ler nos velhos livros”, não significava obstáculos para a “coisa em si” e sim ingredientes importantes a “coisa”. Para o autor “todas as coisas eróticas e ‘sensuais’, partes de seu charme e atrativo.”.
Para Bauman “ganhou-se em quantidade o que se perdeu em qualidade”; o “novo sexo melhorado” segundo Hodson e outros pesquisadores, mais que ajudar a criar vínculos e diminuir a tragédia dos sonhos não realizados, o sexo pela internet, ajuda a enfraquecer as relações laboriosamente construídas na vida real, que é menos “valioso” e valorizado.
Georg Simmel a muito tempo atrás em suas observações percebeu que a medida do valor das coisas é o sacrifício necessário para obtê-las. Um número maior de pessoas pode “fazer sexo”, em compensação cresce o número dos que vivem sozinhos. As promessas de mais “sexo on-line” no lugar de saciar a fome de companhia humana, só aumenta a sensação de perda e o sentimento de humilhação, solidão e privação da experiência do calor humano.
Para terminar o autor fala que os websites que oferecem sexo instantâneo, coloca as pessoas como “produtos disponíveis” sendo considerado as características físicas menos importantes do que o sentimento de ordem emocional que para ele são “uma coleção desordenada de atributos vendáveis ou difíceis de vender.
Carta número 29 – As trajetórias tortuosas da fobia
O autor começa descrevendo o que é fobia (um sentimento intenso de medo) uma condição semelhante ao horror e ao pavor. Resumindo: desenvolvemos uma fobia quando sentimos medo, dirigimos nosso pânico para coisas específicas que consideramos responsáveis pela aflição e tomamos medidas defensivas para mantê-las à distância. Mas não é muito claro se essas coisas podem realmente nos provocar os danos que tememos, porque as verdadeiras causas talvez estejam em outro lugar.
...