San Leopoldo
Tese: San Leopoldo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Hellokey • 2/12/2014 • Tese • 693 Palavras (3 Páginas) • 269 Visualizações
Etapa 3
Cidade escolhida: São Leopoldo
Histórico
Foi povoada inicialmente por açorianos, já era um vilarejo quando em 18 de Julho de 1824 a primeira leva oficial de imigrantes alemães chegou ao Brasil, enviada por Dom Pedro I com a intenção de povoar a região. Foram enviados para a desativada Real Feitoria do Linho Cânhamo, um estabelecimento agrícola do governo (onde eram produzidas cordas), que não dera muitos resultados, tendo falido, entre outros motivos, devido à corrupção dos administradores. Essa Feitoria localizava-se à margem esquerda do Rio dos Sinos. Em 25 de Julho de 1824, esses imigrantes chegaram a seu destino, em número de 39. Essa é a data de fundação de São Leopoldo. Instalados na Feitoria até que recebessem seus lotes coloniais, este núcleo foi batizado "Colônia Alemã de São Leopoldo" em homenagem à Imperatriz Leopoldina, a esposa austríaca de Dom Pedro I. Nesta época era então governador do estado o Visconde de São Leopoldo
Economia
São Leopoldo possui um diversificado parque industrial globalizado, além de expressivo setor comercial e de serviços. Situa-se também na cidade o maior pólo de informática do estado do Rio Grande do Sul, vinculado à Universidade do Vale do Rio do Sinos - UNISINOS.
Área da unidade territorial 102,738 km
Estabelecimentos de Saúde SUS 41 estabelecimentos
Matricula- Ensino fundamental-2012 31.831 matriculas
Matricula –Ensino médio – 2012 6.729 matriculas
Número de unidades locais 8.738 unidades
PIB per capita a preços correntes 2011 19.442,30 reais
PIB a preços correntes 4.193,003 mil reais
População residente 214.087 pessoas
População residente homens 104.242 pessoas
População residente mulheres 109.845 pessoas
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes Rural
500,00 reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes Urbana
633,33 reais
Cidade comparada: Novo Hamburgo
Economia local
A economia de Novo Hamburgo nasceu e desenvolveu com a indústria do calçado ,a cidade cresceu em proporções geométricas, tornando-se um dos mais populosos Municípios gaúchos após o incremento da indústria do couro e do calçado. A excelência no que faz, a qualidade e o talento transformaram a antiga e pacata Hamburger Berg na Capital Nacional do Calçado.
Hoje, Novo Hamburgo é a cidade ideal para se investir. Exemplo de educação no país, o Município conta com mão de obra qualificada, infraestrutura completa e localização privilegiada. Investimentos maciços em obras, como a ampliação do metrô, construções de novas escolas e unidades de saúde, além do bom momento vivido pela indústria calçadista funcionam como alavanca para o desenvolvimento do Município.
Novo
...