TAIWAN E HONG KONG: ÁREAS ESTRATÉGICAS E SUAS REFLEXÕES GEOPOLÍTICAS
Por: Giovannalana • 1/11/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 2.848 Palavras (12 Páginas) • 379 Visualizações
TAIWAN E HONG KONG: ÁREAS ESTRATÉGICAS E SUAS REFLEXÕES GEOPOLÍTICAS
Belo Horizonte
2017
TAIWAN E HONG KONG: ÁREAS ESTRATÉGICAS E SUAS REFLEXÕES GEOPOLÍTICAS
Trabalho Geopolítico – Tratamento da relação entre China, Taiwan e Hong Kong envolvendo as consequências no sistema internacional
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO............................................................................................................4
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4
2.1 TAIWAN.............................................................................................................4
2.2 HONG KONG....................................................................................................7
3 CONCLUSÃO..............................................................................................................9
4 BIBLIOGRAFIA........................................................................................................10
1.INTRODUÇÃO
A ilha de Taiwan, conhecida como ilha formosa, está localizada cerca 160km do litoral da China, ao oeste do Japão e ao nordeste das Filipinas, sempre foi disputada por países por estar em um local estratégico para atividades comerciais e econômicas. A sede do governo fica em Taipei e é um dos principais centros do mundo de língua chinesa.
Já Hong Kong, é uma cidade localizada ao sul da península de Kowloon, a leste do Estuário do Rio das Pérolas, no litoral sul da China continental. O território faz parte da China, mas na prática não se assemelha com o governo popular chinês. Pelo contrário, é capitalista. Esta cidade possui seu sistema de governo independente do da China, mas pertence ao país através do lema "um país, dois sistemas" que foi acordado. Entretanto, chineses precisam de visto para entrar em HK e vice-versa. A cidade funciona com suas próprias leis e governo próprio.
Por outro lado, Taiwan não concorda com a proposta da RPC (República Popular da China) pois busca sua independência já que está se desenvolvendo economicamente e acreditam que a dependência do continente pode tornar a ilha vulnerável a decisões que serão tomadas em Pequim e não em Taipe.
Seriam Hong Kong e Taiwan alvos internacionais devido a localização geográfica e marítima estratégicas? E porque a China não abre mão desses locais? Como HK e RC (Taiwan) se tornaram importantes no âmbito econômico?
É importante sanar essas duvidas para entender o conflito: China x Taiwan e colaboração: China x Hong Kong que afetam o cenário mundial e seu equilíbrio.
2.DESENVOLVIMENTO
2.1 TAIWAN
Os habitantes originais de Taiwan chegaram à ilha entre 12 mil e 15 mil anos atrás, aproximadamente. Acredita-se que diferentes grupos tenham vindo das ilhas do Pacífico e do sul da China.
A priori, foi conquistada pelos Portugueses em 1544, mas logo em 1624 foi colonizada pelos holandeses que por lá permaneceram até 1662, tendo que abandoná-la devido à pressão de Zhen Chengong. A disnastia Quing, última dinastia Chinesa assumiu o poder e foi considerado o herói nacional da China.
Em 1895, após a guerra Sino-Japonesa, a China foi obrigada a ceder a Ilha para o Japão que permaneceu sob o poder até 1945, mas foi obrigado a devolve-la através do tratado de São Francisco após perder a Segunda Guerra Mundial.
Entretanto, a colonização Japonesa deixou o seu legado, por investir na modernização, com o processo de desenvolvimento da economia, investindo na infraestrutura, educação, plano de construção de estradas e ferrovias que comunicavam as principais cidades.
Contudo, logo após a China retomar o controle de Taiwan, houve a revolução Chinesa de 1949, em que foi implementado o modelo Comunista pela liderança de Mao Tse-Tung, com isso, e o antigo governo Kuomintang, refugiou-se na ilha formosa com cerca de 2 milhões de chineses, e levou consigo seus ideais fundando uma república com o apoio dos Estados Unidos.
Embora seja uma província Chinesa, Taiwan tem uma forma mista de governo com certa autonomia e também se auto-intitula republica da China. Desde então, a RPC vem tentando retomar o controle da ilha, com o objetivo de unificar, propondo ‘’ Uma China, dois sistemas’’, chegaram a propor os “Três Vínculos”, que abriria a ligação de comércio, transporte e postal entre eles.como fizeram com Hong Kong, alegando que Taiwan não é um Estado, mas uma província rebelde que precisa ser reintegrada e que a China deve ser soberana, tendo em vista que a reunificação reforçaria a legitimidade do país. Chegaram a propor em 1979 os “Três Vínculos”, que abriria a ligação de comércio, transporte e postal entre eles, mas, os Taiwaneses rejeitaram adotando a política dos “Três nãos” que significava o não contato com os continentais, não compromisso e não á negociação.
Ainda hoje, a maioria dos cidadãos de Taiwan não pretendem reunificar pelo fato de a nação se encontrar em alto grau de desenvolvimento, sendo chamada de um dos Tigres Asiáticos, ao lado de Hong Kong, Córeia do Sul e Cingapura. São chamados assim, pela taxa de crescimento excepcional, além de uma política agressiva na disputa no mercado externo.
Taiwan administra outras ilhas como Jinmen, Mazu, Tatan, Erhatan, Wuchiu e Tungyin, esta região tem uma economia que é inteiramente aberta e capitalista ao contrário da política socialista da China. A ilha teve o seu desenvolvimento impulsionado após a Segunda Guerra Mundial, com issoa base econômica deixou de ser a agricultura e passou a ser industrial,aumentando com a exportação de manufaturados. Com o grande número de produtos eletrônicos, roupas e outros itens, a eficaz administração, juntamente com as melhores técnicas e um auto grau de investimento na educação, a falta de recursos naturais não a impediu de crescer. Um ambiente político-social interno estável e coeso foi criado e esse rápido salto no seu desempenho foi chamado de "Milagre de Taiwan".
A nação participou como membro fundador das Nações Unidas, e era considerado pelos Estados Unidos como o único governo da China. O interesse etratégico dos EUA na ilha, fez com que os países assinassem um tratado de proteção mútua. Porém, com a Guerra Fria, a RPC estava sendo vista como um contra-peso na luta contra a União Soviética, o que levou aos EUA a reestabelecer relações com Pequim e reconhecer a RPC como o governo legal, o que implicou na ruptura das relaçoes oficiais entre EUA e Taiwan, e consequentemente transferiram a sua embaixada de Taipé, a capital de Taiwan para Pequim a capital da China Popular. Em outubro de 1971 a RPC tomou o lugar de Taiwan nas Nações Unidas, e desde então, a nação não pode ocupar um lugar na ONU porque não é considerada como um Estado.
...