TEMA: A IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR A METODOLOGIA DE HISÓRIA E GEOGRAFIA NO CURSOS SUPERIORES
Por: ch5cf8jvc3 • 25/4/2016 • Trabalho acadêmico • 2.874 Palavras (12 Páginas) • 644 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
Considerando as recentes necessidades apresentadas para atender às expectativas dos alunos e adequar as especificidades do mercado de trabalho na área de Pedagogia, acrescidas das recomendações do Instituto Nacional de Ensino Superior (INEP-MEC) e das Diretrizes Curriculares Nacionais (24/11/2006 Resolução nº 13), o curso de Pedagogia integra em seu Projeto Pedagógico de Curso o Projeto Atividades Práticas Supervisionadas – Trabalho Integrado (TI).
O Projeto Atividades Práticas Supervisionadas (APS) – Trabalho Integrado (TI) constitui-se em um meio ou instrumento pedagógico para o aprimoramento da aprendizagem, via interdisciplinaridade – integração e relacionamento dos conteúdos de disciplinas que compõem os semestres do curso – e práxis – integração teoria e prática por meio da aplicação do conhecimento adquirido em sala de aula – à realidade.
As Atividades Práticas Supervisionadas (APS) são atividades acadêmicas desenvolvidas sob a orientação, supervisão e avaliação de docentes e realizadas pelos discentes. (Art.2º REGULAMENTO DAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS, UNIP 2010).
São consideradas Atividades Práticas Supervisionadas (APS): estudos dirigidos, trabalhos individuais, trabalhos em grupo, desenvolvimento de projetos, atividades em laboratório, atividades de campo, oficinas, pesquisas, estudos de casos, seminários, desenvolvimento de trabalhos acadêmicos, dentre outros. (Art.4º, REGULAMENTO DAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS UNIP 2010).
Um dos aspectos fundamentais do Projeto Atividades Práticas Supervisionadas é que o Trabalho Integrado não só objetiva treinar os alunos nas diferentes práticas da pesquisa e no uso da metodologia científica, mas também promover a criação de uma metodologia de trabalho de caráter interdisciplinar, a partir do trabalho conjunto com o corpo docente e discente. Outro aspecto do TI é incentivar os alunos a utilizar a metodologia de caráter interdisciplinar com vistas ao desenvolvimento do conhecimento científico para a área de Pedagogia.
No Quinto Período, o curso de Pedagogia, por intermédio de seu Núcleo Docente Estruturante (NDE), elegeu a disciplina Metodologia e Prática de Ensino de História e Geografia para ancorar (subsidiar) as atividades práticas supervisionadas (APS).
Com isso, tem-se a pretensão de investigar questões inerentes ao ensino de historia e geografia e propor metodologias apropriadas a essa modalidade de ensino.
A partir da análise do Plano de Ensino da disciplina Metodologia e Prática de Ensino de História e Geografia, verificou-se que este componente curricular permite aos professores a possibilidade de desenvolver projetos com os alunos para estudo e análise de, entre outros temas, os procedimentos utilizados para ensinar historia e geografia durante a formação de professores para atuar na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
TEMA: A IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR A METODOLOGIA DE HISÓRIA E GEOGRAFIA NO CURSOS SUPERIORES
A proposta de História, para o ensino fundamental, foi concebida prara proporcionar reflexões e debates sobre a importância dessa área curricular na formação dos estudantes, como referência aos educadores, na busca de práticas que estimulem e incentivem o desejo pelo conhecimento.
A História no Brasil, começou no século XVII a cultura escolar jesuítica sistematizada e ordenada pela politica católica portuguesa associada a um conjunto de normas que definiam saberes a ser ensinados e condutas a serem inculcadas, e um conjunto de pratica que permitiam a transmissão desses saberes e a incorporação de comportamentos normas e praticas. Esse tempo em seus colégios a companhia de jesus divulgava o modelo cultura do cortezão e seus padrões distintivos com ideal de excelência humana.
Para os PCNs é consensual a impossibilidade de se estudar a Historia de todos os tempos e sociedades, sendo necessário fazer seleções baseadas em determinados critérios para estabelecer os conteúdos a serem ensinados. A seleção de conteúdos programáticos tem sido variada, mas geralmente é feita segundo uma tradição de ensino, que é rearticulada e reintegrada em novas dimensões e de acordo com temas relevantes para o momento histórico da atual geração.
A importância do ensino da Geografia dentro das propostas trazidas pelos PCNs,tem um tratamento especifico como area,uma vez que oferece instrumento essenciais para a compreensão na realidade social. De maneira que possamos compreender como as diferentes sociedades interagem com a natureza, na construção de seu espaço, as diferenças e proximidades de lugares que vivemos, adquirindo assim uma consciência maior dos vínculos afetivos e de identidade que estabelecemos com ele.
As primeiras tendências de Geografia no Brasil nasceram com a fundação da Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo e do Departamento de Geografia quando na década de 70 as disciplinas de Geografia passaram a ser ensinadas por professores licenciados, com forte influencia da escola francesa de Vidal de La Blanche. Foi nessa escola que aprendeu-se que o ensino de Geografia teria como metas abordar as relações entre o homem e a natureza de forma objetiva.
Chamada de Geografia Tradicional mesmo valorizando o papel do homem como sujeito historico propunha-se a analise da produção do espaço geográfico e estudar a relação entre homem-natureza sem priorizar as relações sociais. Ou seja, estudava-se a população, mas não a sociedade; os estabelecimentos humanos, mas não as relações sociais, as técnicas e instrumento de trabalho, mas não o processo de produção.
Portanto, podemos dizer que o ensino da Geografia se traduziu por diversas vezes em um estudo descritivo das paisagens naturais e humanizadas, de forma dissociada do espaço vivido pelas sociedades e das relações contraditórias de produção e organização de espaço.
OBJETIVOS
Segundo o PCN os objetivos para o ensino de Historia para o primeiro e segundo ciclo da educação, o professor deve desenvolver em seus alunos a capacidade de:
• Comparar acontecimentos no tempo, tendo como referencia anterioridade, posterioridade e simultaneidade;
• Reconhecer algumas semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais;
• Reconhecer algumas permanências e transformações sociais, econômicas e culturais;
• Caracterizar o modo de vida de uma coletividade indígena que vive
...