TG 2 geografia
Por: j.vicente • 2/5/2016 • Trabalho acadêmico • 294 Palavras (2 Páginas) • 344 Visualizações
Trabalho em Grupo TG
Aluno: José Vicente da Rosa e Silva- RA: 1505880
Pólo: Campos do Jordão 2015
Na divulgação do relatório do banco mundial a mensagem é uma só a globalização e a liberalização como motores do crescimento econômico e o desenvolvimento dos países não reduzem a desigualdade e a pobreza principalmente nas ultimas décadas, centrar as atividades para reduzir a pobreza no crescimento econômico conduz a estratégias nacionais e regionais que não respeitam o meio ambiente, outro fator para continuar com a desigualdade e a pobreza, a redução da desigualdade não está separada de questões como a pobreza e a falta de emprego. O que foi constatado é que a distribuição das receitas individuais melhorou levemente, graças ao crescimento econômico mas mesmo assim a repartição da riqueza mundial piorou e os índices de pobreza se mantiveram sem mudanças de 1980 em diante.
A desigualdade na renda per capita aumentou em vários países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) durante estas duas décadas, o que sugere que a desregulação dos mercados teve como resultado uma maior concentração do poder econômico. Tudo indica que a desigualdade econômica nos países não mudou, ao contrário da crença generalizada, mas aumentou na maioria dos outros países em desenvolvimento.
Deste modo, constatamos que a globalização e a liberalização comercial não ajudou a reduzir a pobreza e a desigualdade na maioria de países na verdade concluímos que só uma pequena porção do crescimento da economia mundial contribuiu na redução da pobreza. Houve na verdade uma tremenda liberalização financeira e se pensava que o fluxo de capital iria dos países ricos aos pobres, mas ocorreu o contrário.
Bibliografia: http://geomais.spaceblog.com.br/1459099/Protecionismo-Liberalismo-Neoliberalismo-e-Globalizacao/
http://forumseculo21.com.br/noticias108,modelo-neoliberal-nao-reduz-pobreza-dizem-o-bird-e-a-onu.html
...