TRABALHO GEOGRAFIA
Artigo: TRABALHO GEOGRAFIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: simplypaul • 15/9/2014 • 1.146 Palavras (5 Páginas) • 962 Visualizações
No trabalho a seguir abordarei como tema, uma analise de terapia assistida por animais, para a melhoria de aprendizado e comportamentos de determinados alunos na Escola Estadual NovaItamarati, a terapia assistida por animais é um método de ensino com animais e alunos em sala de aula, promovendo o desempenho escolar e reponsabilidade pelos estudos. Foram avaliados alunos de 5° anona faixa etária de 10 a 11 anos.ncontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - UNICAMP - Campinas - 2012 ZOOTERAPIA UTILIZADA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO APRENDIZADO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS 1 2 Vanessa da Silva Santos Dra. Ana Cristina Silva da Rosa 2 Denizia Ribeiro da Silva 1 UNIVERSIDADE...DESAFIO PROFISSIONAL
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA ESDUCAÇÃO E PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Este desafio baseia-se em um projeto voltado para alunos com dificuldades de aprendizagem e que envolva“Terapia Assistida por Animais”.
Conceitos importantes:
- O que é um projeto? Projeto é um tipo de organização e planejamento do tempo e dos conteúdos que envolve uma situação problema. Seu objetivo éarticular propósitos didáticos (o que os alunos devem aprender) e propósitos sociais (nesse caso o ensinar por meio da terapia assistida por animais, afim de auxiliar os alunos com dificuldades deaprendizagem).
- O que é terapia assistida por
animais? É uma técnica empregada por profissionais da área da saúde no tratamento de patologias no âmbito da saúde física, mental ou social. Tem objetivosterapêuticos específicos, sendo a terapia adaptada e direcionada à demanda clínica do profissional que a promove e utiliza o animal de estimação como ferramenta do processo terapêutico.
OBJETIVO DODESAFIO: Refletir sobre as estratégias pedagógicas para a melhoria da aprendizagem e comportamento dos alunos a partir da Terapia Assistida por Animais.
PRODUÇÃO ACADÊMICA: Construção de um projeto deintervenção pedagógica considerando um cenário hipotético de problemas comportamentais. O seu Desafio Profissional é colaborar na montagem do projeto sugerido pela Coordenadora Sibele. Você precisavisualizar hipoteticamente uma sala de aula do ensino infantil ou fundamental que tenha pelo menos 2 alunos com dificuldades comportamentais e 1 aluno com dificuldade de aprendizagem. A partir disso,você desenvolverá estratégias para a aplicação da Terapia Assistida por Animais como instrumento de intervenção pedagógica.
PASSO 1: Apresentar o perfil da turma, suas características gerais tantoem relação ao comportamento quanto à aprendizagem.
nome da escola (fictício), ano ou série, número de alunos, quantidade de meninos e meninas, descrição do perfil da turma entre outras.
Terapia Assistida por Animais
O relacionamento entre a criança/jovem e um animal de estimação é benéfico em vários aspectos da vida social, afectiva e intelectual.
Existem muitas vantagens que têm sido apontadas como decorrentes desse relacionamento, como: ajudar a desenvolver a capacidade da criança e do jovem de se relacionarem afectivamente com outras pessoas; desenvolver o sentido de responsabilidade na criança ou jovem, que possui um animal que depende dos seus cuidados; favorecer a aprendizagem de factos fundamentais da vida, como o nascimento, a procriação e a morte de uma criatura viva; desenvolver a capacidade para lidar com os aspectos não verbais presentes no relacionamento social, ou seja, aprender a observar e interpretar a linguagem dos gestos, das posturas e dos movimentos, essencial no relacionamento criança ou jovem-animal; ajudar a desenvolver atitudes humanitárias na criança/jovem, em relação ao animal como um ser vivo;despertar a consciência ecológica e a responsabilidade ética da criança/jovem diante da natureza e dos seres vivos.
No decorrer dos últimos 15 anos, um novo papel tem sido descoberto para os animais na vida das crianças/jovens.
A literatura especializada tem mostrado como eles podem tornar-se auxiliares terapêuticos valiosos no tratamento de vários tipos de problemas físicos e psicológicos infantis/juvenis.
Diversos autores têm realizado investigações que nos levam a reconhecer, nos animais, mais um recurso no tratamento de crianças/jovens com problemas emocionais, de aprendizagem, de linguagem ou autistas.
Mesmo nas crianças/jovens que experimentam situações de stress apenas temporariamente, a companhia de um animal pode contribuir para avaliar a ansiedade e suprir o apoio emocional.
Noutras investigações dentro desta área, foi constatado que os animais envolvidos no tratamento de crianças/jovens chegam a desempenhar um papel similar ao do próprio terapeuta. Um estudo realizado pela equipa de Mallon (1994), com 80 pacientes entre os 7 e os 26 anos de idade,
...