Trabalho Geografia
Pesquisas Acadêmicas: Trabalho Geografia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: eniborges • 11/11/2013 • 1.635 Palavras (7 Páginas) • 622 Visualizações
Introdução
Os ataques que ocorreram no dia 11 de setembro nos EUA, estão sendo considerados como os atos terroristas mais importantes da história recente mundial, por que atingiram a maior potência mundial e principalmente por que contam com a cobertura de todos os meios de comunicação de massa.
As cenas que chocaram o mundo foram repudiadas pelos principais governantes, de diversas nações do mundo. A morte de milhares de civis, em um ataque terrorista como esse, reforça o sentimento humanista e a posição contrária aos grupos ou pessoas que se utilizam deste método de ação.
O que é terrorismo
O terrorismo é a forma escolhida por certas organizações para alcançarem os seus objetivos políticos.
Consiste em atos de violência física ou psicológica imprevisíveis, perpetrados contra Estados, indivíduos, grupos precisos e massas anónimas, de modo a instalar um ambiente de medo generalizado.
O terrorismo é, na prática, uma forma de guerra que não conhece regras.
Conceito Moderno
Nos últimos anos, o terrorismo ganhou significados variados e polivalentes.
O grande volume de informações e/ou imagens geradas por esse tipo de comportamento tem tido muita influência na construção desses significados.
Terrorismo Indiscriminado
São todas as ações que se destinam a fazer um dano a um agente indefinido ou irrelevante.
Não existe um alvo estabelecido previamente.
Visa à propagação do medo geral na população, visa cansar a retaguarda, vencer por um sentimento geral de instabilidade.
Exemplo: A Colocação de bombas em cafés, parques de estacionamento, metro.
Terrorismo Seletivo
Seletivo quer dizer que visa um alvo reduzido, limitado, específico e conhecido antes de efetuar o ato. Visa à chantagem, vingança ou eliminação de um obstáculo.
Ele é terrorismo porque tem efeitos camuflados, tem efeitos políticos, pretende pôr em causa uma determinada ordem.
Exemplo: A ETA aplica esta forma de terrorismo.
Natureza do Terrorismo
As ações terroristas podem ser de diversas naturezas:
Atentados com Bombas;
Desvio de aviões e navios;
Atos de sabotagem;
Sequestros e assassinatos de políticos, militares e funcionários.
Grupos Terroristas
No mundo atual e no passado, movidos pela ganância ou pela fé em demasia em suas religiões, muita não olham os fins, para atingir os seus objetivos. Dentre estes, estão os grupos terroristas, tais como:
Al-Qaeda;
ETA;
IRA;
Brigadas Vermelhas;
OLP (Organização Para Libertação da Palestina).
Hezbollah
Al-Qaeda
Al-Qaeda é o nome dado a uma campanha islâmica fundamentalista internacional compreendida por células colaboradoras e independentes que juntas proclamam pela mesma causa, de reduzir a influência externa sobre assuntos islâmicos.
O Al-Qaeda é a responsável por um grande número de ataques violentos e de alto nível contra civis, alvos militares e instituições comerciais pelo mundo.
As origens da Al-Qaeda podem ser seguidas na invasão soviética ao Afeganistão, no qual vários não afegãos lutadores árabes se uniram ao movimento anti-Russo formado pelos Estados Unidos e Paquistão.
Osama Bin Laden, um membro de uma família de negócios saudita árabe proeminente, liderou um grupo informal que se tornou uma grande agência de levantamento de fundos e recrutamento para a causa afegã.
Esse grupo canalizou combatentes islâmicos ao conflito, distribuiu dinheiro e forneceu logística e recursos tanto para as forças de guerra tanto para os refugiados afegãos.
ETA
A ETA, (Pátria Basca e Liberdade, em português) é um grupo armado clandestino e ilegal, que pratica a luta armada como meio para conseguir a independência de Euskal Herria.
É classificado pelos governos de Espanha e França, pela União Europeia e pelo governo dos Estados Unidos como um grupo terrorista.
O seu símbolo é uma serpente enrolada num machado. O seu lema é Bietan jarrai, que significa seguir nas duas, ou seja, na luta política e militar.
IRA
Exército Republicano Irlandês, mais conhecido como IRA, começou a atuar nos anos 60. É um grupo paramilitar católico que tenciona que a Irlanda do Norte separe-se do Reino Unido e seja reanexada à República da Irlanda.
Em 30 anos de conflito, morreram cerca de 3.600 pessoas na Irlanda. Utilizam métodos como os dos terroristas, principalmente ataques à bomba e emboscadas com armas de fogo.
Brigadas Vermelhas
Foi o grande pesadelo de violência nos anos 70 na Itália. E uma guerrilha italiana de ação direta, urbana, de inspiração de extrema-esquerda, formada no ano de 1969.
Sua ação mais importante foi o sequestro e assassinato do líder democrata-cristão Aldo Moro, em 1978. A organização foi desarticulada em meados dos anos 80, graças a um paciente trabalho de repressão da polícia e a solidariedade compacta dos partidos políticos, dos sindicatos e da sociedade civil italiana, num dos raros episódios de unidade nacional na história do país.
Brigada Vermelha (Brigate Rosse em italiano) teve suas origens no movimento estudantil do final da década de 1960 e marcou fortemente a cena política italiana dos anos 70 e 80. Seus fundadores eram originários da Universidade Livre de Trento (Libera Università
...