Tecnologias aplicadas à educação
Por: Dorlei • 10/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.924 Palavras (8 Páginas) • 267 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Marcelo Dorlei Hubner– 1709103243
Desafio Profissional
IGUATEMI / MS
2015
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
MARCELO DORLEI HUBNER– 1709103243
TITULO
Desafio Profissional
Desafio Profissional da disciplina: Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação Curso de Geografia da Universidade Anhanguera – UNIDERP. Apresentado como requisito parcial de avaliação sob a orientação das tutoras: à distância: Tutora: Rejiane Platero
IGUATEMI / MS
2015
INTRODUÇÃO
Apresenta-se neste desafio o uso das tecnologias aplicadas à educação, e procura-se mostrar a necessidade que se faz de seu uso, pois existe a necessidade de novos métodos para aplicar na educação, e as tecnologias precisam ser inseridas no contexto escolar, lembrando que os alunos vivem nesta geração chamada de geração “Y”, onde tudo esta voltado para o uso tecnológico.
O conteúdo foi desenvolvido em passos mostrando-se então alguns métodos que podem ser usados para a educação e consequentemente como usa-los neste âmbito, a seguir a importância do uso das tecnologias para o processo de ensino-aprendizagem e sua contribuição para alunos e professores, e ainda, sugestão de curso, vídeo, texto e blog que podem ser utilizados na capacitação de docentes na aplicação das novas tecnologias à educação.
Nas considerações finais elenca-se uma breve reflexão sobre o desenvolvimento do desafio e a importância de sua temática para a formação do futuro professor que necessitará de ferramentas para sua atuação em sala de aula, e que, portanto, deve lançar mão do mais moderno na tecnologia atual.
DESENVOLVIMENTO
Passo 1
Ambiente/Sala Temática: Sala de reforço | |||
Usuários: Alunos do 8º ano do Ensino Fundamental – idade entre 12 e 13 anos | |||
Recursos Tecnológicos | Justificativa e estratégias de uso | Objetivos | Aplicação de tecnologias assistivas |
Projetor Multimídia e Tela de projeção | Possibilita a visualização para a explicação de mapas. Captar imagens de áreas geográficas via internet. | Fazer com que os alunos compreendam melhor os conteúdos de geografia através da visualização. | Alcançar os alunos deficientes físicos através da facilidade que o projetor multimídia oferece na visualização de conteúdos para uma boa educação e garantindo seus direitos. |
Passo 2
Por muito tempo, tem-se buscado recursos inovadores para auxiliar professores em suas práticas didáticas. Os saberes que se esperam que os alunos adquiram em sua caminhada escolar implicam em uma atuação dinâmica e competente por parte de educadores e demais envolvidos no processo de educar.
O uso de recursos tecnológicos é primordial para o avanço sistemático da aprendizagem do educando, sendo, portanto, ferramentas indispensáveis. No entanto, o que acontece é que muitos vêm utilizando esses recursos de forma mecânica e sem um fim justificável, mas apenas para “ter o que usar”, sem fundamentação, sem um objetivo.
O incansável uso de quadro negro, fotocópias, televisor e vídeo têm levado a um processo de ensino-aprendizagem monótono e não tem estimulado os alunos a querer aprender, pois estes já convivem com a tecnologia em seu dia-a-dia com o uso de computadores em “cybers net” ou “cybers café”, tablets, celulares e smartphones de última geração, etc., e essa realidade, por si só, já garante o desinteresse dos alunos por aulas maçantes.
As tecnologias têm avançado assustadoramente, mas na educação não há acompanhamento desse avanço. Ou seja, não há recursos disponíveis na escola para o uso de alunos e professores e não há capacitação para que esses professores os utilizem, e desta forma, não há uma interação eficaz entre educando e educador no ambiente escolar.
Nesse contexto, conforme o Instituto de Tecnologia Social Brasil (2008) “os educadores têm papel fundamental na mudança de conceitos e paradigmas existentes sobre a utilização dos recursos da informática na educação, garantindo as transformações e contribuindo com inovações nas metodologias educacionais”. E continua,
É necessário, portanto, formar o professor tanto no que diz respeito aos conhecimentos técnicos e domínio da máquina, quanto à integração do computador nas atividades curriculares. Mas não é só o professor o responsável pelas mudanças e inovações no contexto escolar. Os administradores, alunos, pais e demais profissionais da escola participam do processo. (ITS Brasil, 2008)
Nesse âmbito, o projeto “Esperança com tecnologias para a educação” possui um caráter formador e pretende utilizar de recursos tecnológicos atuais que visam facilitar o processo de ensino-aprendizagem e a interação entre aluno e professor de forma dinâmica e eficiente.
Crianças e adolescentes passam a ter oportunidade de melhor visualizarem conteúdos, compreenderem conceitos, formular hipóteses, estabelecer parâmetros para assimilarem o que o professor transmite, enfim, são inúmeros os benefícios que o projeto traz ao educando, visando sua formação como um cidadão atuante e competente em sua sociedade. Esse pensamento é mais bem explicado por Sousa, Carvalho e Marques (2012):
Muitas são as contribuições dos recursos tecnológicos para o processo de ensino aprendizagem, dentre os quais podemos destacar, a mudança significativa da função do educando, que nesse universo de conhecimentos, nessa imensa rede interativa, passa a se tornar sujeito da própria formação, frente à diferenciação e riqueza dos novos espaços de conhecimento dos quais deverá participar. (SOUSA, CARVALHO E MARQUES, 2012)
...